Abrir e fechar a janela do carro é muito cômodo, não é mesmo? Basta apertar um botão!Por trás dessa praticidade está a tecnologia e junto, a necessidade de manutenção. Para que o sistema elétrico tenha vida útil mais longa é importante ter alguns cuidados.
Confira quatro dicas bem simples que a ALE separou para você evitar futuras complicações.
Limpeza faz parte
Fatores como tempo de uso, exposição ao sol, chuva e resíduos sólidos, podem comprometer o funcionamento elétrico do vidro. Isso acontece porque a sujeira resseca as peças, aumenta o atrito e, consequentemente, aumenta o esforço do sistema para fazer o vidro movimentar.
O uso de spray à base de silicone e injeção de ar comprimido pode facilitar o movimento do vidro.
Abre e fecha
As crianças ficam encantadas com a mágica das janelas que abrem com um simples toque no botão. Se você quer ficar longe das manutenções por muito tempo, oriente as crianças a não brincarem com as janelas do carro. O uso exagerado pode sobrecarregar o sistema e os cabos podem até romper.
Por outro lado, os vidros elétricos devem ser ativados regularmente para evitar travamentos, quebra e ressecamento de peças. O ideal é movimentar os vidros traseiros e frontais diariamente.
Não funciona, e agora?
Quando os vidros fazem ruídos aos serem acionados ou simplesmente já não funcionam, o recomendado é fazer a troca das peças. Para isso, procure um profissional especializado ou uma oficina de confiança. A instalação adequada e a utilização de equipamentos apropriados para cada tipo de carro evitam problemas no futuro.
Você já teve problemas com o sistema de vidro elétricos do seu carro? Deixe seu comentário aqui no blog da ALE contando sua experiência.