Você pratica esporte? Veja como transportar seus equipamentos!

Data da publicação: 24/04/2015

Tags desse post:

Compartilhe:

shutterstock_94310209

O interesse pela prática esportiva tem crescido muito. A bicicleta, em especial, tem se popularizado cada vez mais. Porém, em muitas cidades a ciclovia ainda é incompleta e é necessário transportá-la em um carro. E aí, como fazer?

O empresário Sued Amorim adotou a bicicleta para a prática de esportes há cerca de dois anos. E para se divertir nas trilhas dos fins de semana, ele adquiriu o transbikerack adequado para transportar a bike no automóvel. “Meu carro é fechado e eu precisava de uma forma de levar a bicicleta com facilidade. O equipamento fica encaixado no reboque do veículo, é seguro e não danifica, além de obedecer à legislação com a sinalização necessária”, comenta.

A maneira adotada pelo Sued é uma ótima saída para bicicletas e outros equipamentos esportivos grandes, como pranchas e caiaques. Os racks podem ser instalados tanto na traseira quanto no teto do carro, mas é importante ficar de olho nas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na traseira, por exemplo, a bicicleta não deve exceder a largura do veículo, nem tampar as luzes ou a placa do carro. Caso a placa traseira seja obstruída, é preciso solicitar uma extra.

Foto 22-04-15 16 00 01

Arquivo pessoal Sued Amorim

Já no teto, existem restrições em relação à altura máxima (50 cm, exceto no caso da bicicleta) e do comprimento, que não pode ultrapassar a dianteira do veículo. Na traseira, porém, a prancha pode ultrapassar o veículo, desde que não exceda a carroceria por mais do que 60% da distância entre os eixos do carro. Se houver excesso traseiro, é necessário também sinalizar com luzes vermelhas, como as utilizadas por ciclistas, e com algum dispositivo refletor vermelho. Há ainda o caso de o equipamento inteiro ser maior do que o carro, como acontece com caiaques. Nessa situação, é preciso adquirir uma Autorização Especial de Trânsito (AET) e o equipamento não pode ultrapassar o para-choque dianteiro em mais de um metro.

carrobike

Todo cuidado é pouco

Equipamentos menores e que cabem no interior do veículo também devem ser transportados com cuidado, tanto para não estragar o próprio equipamento como para proteger o carro e os passageiros. Uma raquete de tênis de menos de um quilo, por exemplo, tem uma força de impacto equivalente a 98 kg quando o carro está a 50 km/h.

  • Posts Relacionados