Bomba de gasolina: como escolher a melhor para o seu posto de gasolina

Data da publicação: 21/08/2023

Tags desse post:

Compartilhe:

Bomba de gasolina: como escolher a melhor para o seu posto de gasolina
Compreender o funcionamento de uma bomba de combustível é o passo inicial na escolha da opção ideal para o seu posto. A ALE está ao seu lado nessa etapa importante para o seu negócio.

O equipamento mais conhecido de um posto de combustíveis é a bomba. Ela é reconhecida em qualquer lugar, mas na hora de escolher a ideal para o seu posto podem surgir dúvidas que precisam ser solucionadas antes da compra.

Vamos conhecer os detalhes importantes de uma boa bomba de gasolina para o seu posto?

Funcionamento da bomba de gasolina

A distância que o reservatório de combustível estiver da bomba faz toda a diferença na hora de escolher a melhor bomba de gasolina para o seu posto. Isso porque, se o reservatório estiver a uma distância maior, a melhor opção é a submersa, que fica dentro do tanque reservatório e impulsiona o combustível para cima. Esse modelo de bomba consegue levar o combustível por distâncias maiores.

Em postos de gasolina em que o tanque reservatório fica abaixo da bomba, a bomba de sucção é a ideal. Ela utiliza da pressão negativa do ar para levar o combustível até a superfície. Na maioria dos casos, a bomba de sucção é a mais escolhida porque os tanques costumam ficar abaixo das bombas de abastecimento.

Outros componentes importantes para o bom funcionamento de uma bomba de gasolina são os tubos, válvulas de retenção e os filtros. Todas essas peças ficam dentro da bomba. No caso dos tubos, quanto maior a distância do tanque reservatório até a bomba de abastecimento, maior a metragem.   

É instalada com a tubulação a válvula de retenção que tem a função de não permitir que o combustível retorne para o tanque e permaneça parado no tubo depois que o frentista abasteceu o automóvel. Com a válvula de retenção, o motorista não precisa aguardar que o combustível seja bombeado desde o reservatório, agilizando o abastecimento.

os filtros instalados na tubulação garantem um combustível mais limpo, filtrando as impurezas e impedindo que nada entre no tanque do automóvel.

Outro componente importante em uma bomba de gasolina é o medidor de vazão, que como o próprio nome indica, é o equipamento que mostra quanto de combustível está sendo abastecido. Hoje, o medidor de vazão é eletrônico e fica ligado aos mostradores digitais, que os consumidores e frentistas conferem quando abastecem.

Após percorrer pelos tubos desde o tanque reservatório, o combustível é injetado dentro do tanque do automóvel através do bico de abastecimento, essa é a peça mais simples de uma bomba de combustível. Dentro do bico existe um mecanismo não eletrônico capaz de entender que o tanque do automóvel está cheio e interromper o abastecimento. Dessa forma, é evitado o desperdício de combustível.

Como escolher a melhor bomba para o seu posto de gasolina?

Depois de conhecer as partes mais importantes de uma bomba de combustíveis, fica mais fácil escolher a melhor opção para o seu posto. Mas, ainda assim, é preciso muita atenção.

É preciso avaliar as necessidades do seu negócio, como a qualidade e comprimento das mangueiras, a quantidade de bicos de abastecimento por bomba, vazão máxima e mínima de combustível, conexão digital com sistemas de cobrança e pagamento, custos de manutenção periódica e período de garantia. É possível também ter bombas bilaterais, com bicos dos dois lados para conseguir atender a mais clientes ao mesmo tempo.

Para todos esses casos, você pode contar com a equipe da ALE para te auxiliar na estruturação do seu posto de combustíveis. Nossos colaboradores são treinados para te ajudar na melhor escolha e acompanhar todo o processo.

Entre em contato com a gente para tirar as suas dúvidas e poder contar com uma equipe especializada para o seu atendimento. Clique aqui e saiba como se tornar um cliente ALE.

  • Posts Relacionados