Quais são os combustíveis comercializados nos Postos ALE?

Data da publicação: 29/06/2021

Compartilhe:

Visão interna de tanque de combustível sendo abastecido com gasolina.

Os postos de serviços ALE vão muito além de ser o lugar no qual você abastece o seu carro. Temos uma ampla gama de produtos e serviços, como todas as opções de serviços automotivos oferecidos na ALE Express para que você faça a manutenção do seu veículo de forma agradável, sem contar a nossa loja de conveniência completa para te atender em todos os momentos.

Há também uma série de opções de abastecimento para carros de passeio, motos, caminhões e outros veículos. Isso porque os postos da ALE contam com os mais variados tipos de combustíveis.

Vamos conhecer cada um deles? Continue a leitura!

Gasolina

É o combustível mais antigo e utilizado nos carros brasileiros. A chamada gasolina comum é também conhecida como “Gasolina C” e é produzida a partir da mistura da gasolina pura com etanol anidro, um tipo de álcool produzido a partir da cana-de-açúcar que não contém água.

Normalmente, 27% da gasolina comum é composta por etanol anidro, o que deixa a coloração desse combustível de transparente para amarelado. Para ser considerada do tipo C, a gasolina comum precisa ter octanagem mínima de 87 IAD (índice antidetonante).

Gasolina aditivada

Quando compostos que promovem a limpeza do motor e dos bicos se somam à gasolina comum, outro combustível é formado: a gasolina aditivada. Por legislação, ela precisa ter um corante — normalmente azul ou amarelo — para diferenciá-la da gasolina comum.

Nos Postos ALE, a gasolina aditivada ALE Plus possui o mesmo índice 87 da gasolina comum, mas tem um pacote de aditivos detergentes e dispersantes que agem na limpeza do sistema de injeção, o que diminui o efeito da oxidação no motor — a famosa borra.

Já a gasolina ALE Premium tem um índice de octanagem de no mínimo 91, o que torna o processo de combustão mais eficiente e melhora o desempenho do carro. Vale lembrar que a diferença só é notada em motores com alta taxa de compressão.

Etanol

Resposta 100% brasileira para os gases emitidos pela gasolina, o álcool veicular, também chamado de etanol, se difere do etanol anidro por conter 4% de água. Ele tem octanagem de 100 IAD e um de seus diferenciais é ser uma fonte renovável de combustível, que não agride o meio-ambiente e polui bem menos que outros tipos.

Óleo diesel

O diesel comum, chamado de tipo B, é uma mistura do diesel puro que sai das refinarias com 7% de biodiesel, obtido a partir de gorduras vegetais ou animais. A maior parte dos caminhões e veículos de transporte de carga possuem motores a diesel, o que torna esse tipo de combustível a verdadeira “força motriz” do Brasil.

A ALE oferece dois tipos de óleo diesel: o diesel comum, também chamado de S500, e o diesel S10. Ambos possuem 12% de biodiesel em sua composição, mas diferem no teor de enxofre em sua composição.

O diesel comum, o S500, não tem nenhum aditivo e possui coloração avermelhada. É um combustível que oferece um desempenho menor ao veículo e também polui mais, uma vez que causa mau funcionamento do catalisador. É recomendado somente a veículos mais antigos.

Já o diesel S10 tem um teor máximo de enxofre de 10 mg/kg, o que reduz a emissão de partículas nocivas ao meio ambiente e oferece uma melhor capacidade de combustão.

GNV: Gás Natural Veicular

O GNV é composto por hidrocarbonetos leves, principalmente por etanol e metano. Isso reduz a emissão de gases poluentes em 65%. É geralmente o combustível mais barato de todos. No entanto, para abastecer seu veículo com ele, é preciso fazer uma adaptação no seu carro, inserindo um cilindro propício para o GNV no porta-malas.

A ALE está preparada para oferecer esses e outros tipos de combustível para todos os motoristas. Na dúvida, passa nos Postos ALE mais próximo de você!

  • Posts Relacionados

  • Serviços na palma da sua mão — Conheça o App ALE Combustíveis!

    ›››
  • Entenda quais são os combustíveis não renováveis

    ›››
  • Seja você também um revendedor ALE

    ›››
  • Maior posto ALE do Brasil faz homenagem aos caminhoneiros em São Luís (MA)

    ›››