Como limpar banco de carro: veja as dicas

Data da publicação: 16/03/2022

Compartilhe:

Mão com luva de látex limpa banco de couro de carro com flanela vermelha.

Tem coisa mais gostosa do que entrar no seu carro e sentir tudo limpinho, inclusive os bancos de passageiro e do motorista?

Pois é, mas deixar os bancos do carro limpos nem sempre é uma tarefa fácil. Além da correria do dia a dia, a limpeza de bancos requer cuidados específicos que podem preencher bastante a rotina do motorista que quer deixar o carro sempre limpo.

A seguir, vamos te contar alguns motivos para deixar os bancos sempre limpos e explicar nos detalhes como limpar cada tipo de banco.

Mãos à obra e boa limpeza!

Motivos para deixar os bancos sempre limpos

Um banco sujo não apenas faz com que seu carro tenha uma aparência de abandono, com mau cheiro e uma sensação de desconforto. Ela também pode levar à proliferação de insetos e, em alguns casos, contribui para a deterioração do material do banco. 

Quem sofre com problemas alérgicos sabe que bancos sujos podem ser prejudiciais. Isso porque a falta de limpeza pode juntar ácaros, bactérias, vírus e fungos, fazendo com que crises alérgicas sejam iniciadas, como as de rinite e sinusite.

Quem anda com crianças ou tem animais de estimação precisa ter um cuidado redobrado. Os bancos sujos podem conter restos de alimentos ou até pequenos objetos que representam perigo para crianças menores e cachorros de pequeno porte.

A limpeza dos bancos é primordial para a manutenção do carro e o bem-estar daqueles que usam o carro.

Os diferentes tipos de bancos de automóveis

Há diversos revestimentos de bancos disponíveis no mercado. Ele é escolhido no momento da compra do carro pelo dono ou dona do veículo, que leva em conta o gosto pessoal e para que fins o veículo será utilizado.

Bancos com revestimento de couro, por exemplo, podem ser usados para transporte de luxo ou para serem carros comerciais. Já os bancos com revestimento de tecido costumam ter um preço mais atraente e são escolhidos para carros de uso pessoal.

Cada revestimento de banco também tem uma maneira correta de se limpar.

Limpando um banco revestido de couro

Os bancos com revestimento de couro natural são os mais caros e raros no mercado. O couro natural mais usado na indústria automobilística é o couro de boi, mas no passado, couro de outros animais já foram usados para revestir bancos. 

O couro natural é mais absorvente do que o sintético e possui uma durabilidade maior. Porém, hoje é raro usar o couro natural, uma vez que a sociedade vem se conscientizando mais sobre o uso de materiais animais em veículos. 

Por isso, hoje é mais comum que o banco seja revestido com couro sintético, que apresenta uma aparência muito similar ao couro. 

No entanto, alguns carros mais antigos ainda possuem couro natural em seus bancos.

A limpeza do banco em couro costuma ser mais simples. Você precisa ter em mãos apenas duas esponjas macias, duas flanelas de microfibra, detergente neutro e balde

  1. Primeiro, é preciso fazer uma solução de limpeza.
  2. Misture uma parte do sabão para três de água até formar bastante espuma. 
  3. Pegue apenas a espuma formada com uma das esponjas e esfregue com cuidado sobre a superfície do banco, com movimentos circulares.
  4. Após limpar, retire a espuma que ficou com uma flanela umedecida com água. 
  5. Repita esse processo até não ter mais espuma no banco — é importante que não fique nada para ele não sofrer com manchas. 

Um ponto importante para quem tem banco com revestimento de couro é a hidratação. Assim, o aspecto de novo e a qualidade do material são mantidos. 

Para realizar a hidratação, é preciso apenas do hidratante próprio para couro, normalmente disponibilizado no manual do automóvel, e uma esponja limpa. Esfregue por um tempinho e depois aguarde dez minutos para o produto fazer efeito. Com uma flanela, remova o excesso e dê um polimento final. 

Limpando um banco revestido de tecido

A limpeza de um banco revestido com tecido envolve algumas etapas e processos. O primeiro processo é retirar o excesso de sujeira e pó com um aspirador de pó.

Passe o aspirador pelos bancos, pelo tapete e por todo o carro. Assim, você consegue retirar o pó e pequenos objetivos que possam ser removidos antes da limpeza geral. O aspirador remove partículas mais superficiais e ajuda na limpeza geral.

Após passar o aspirador de pó, o ideal é você realizar uma solução caseira que irá limpar o banco e retirar qualquer tipo de mau cheiro que possa ficar nele. Para isso, separe os seguintes ingredientes:

Coloque todos os ingredientes num borrifador e misture bem. Depois de misturado e com espuma, aplique a solução nos bancos, após passar o aspirador. Aplique sem ensopar o banco, apenas deixando ele levemente úmido. 

Após aplicar, esfregue os bancos com uma escova macia e seca, com movimentos suaves. Caso haja áreas onde a sujeira penetre mais, você pode usar uma escova pequena. 

Uma dica importante: caso você tenha uma esponja ou uma escova muito áspera, cubra elas com uma flanela. Assim você não danifica o tecido e garante a limpeza. 

Quem passa nos postos ALE sabe que na ALE Express você tem serviços de manutenção e revisão no seu carro. É o primeiro cuidado antes do veículo ir para o mecânico.

Passa nos Postos ALE. Estamos te esperando! Ah, e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

  • Posts Relacionados

  • Como funciona um posto de combustível?

    ›››
  • Octanagem de combustíveis: o que é e qual a importância?

    ›››
  • O que é um economizador de combustível?

    ›››
  • O que acontece se encher muito o tanque do carro?

    ›››