O que acontece se encher muito o tanque do carro?

Data da publicação: 23/08/2021

Compartilhe:

Provavelmente você já escutou o ditado “tudo em excesso faz mal”, né? Isso se aplica em diversas situações da nossa vida, incluindo na hora do abastecimento. O que muitos não sabem é que quando você pede ao frentista para “encher o tanque até a boca”, pode estar prejudicando o veículo, pois há o risco de danificação no cânister

Se você não sabia, não se preocupe! O que é popularmente conhecido é que deixar o tanque na reserva por muito tempo danifica a bomba de combustível. Isso também não é completamente verdade, pois também acarreta danos ao veículo e até ao condutor.

Continue lendo para saber mais sobre como encher o tanque até a boca pode trazer prejuízos ao tanque do carro.

Danifica o cânister

Rodar com excesso de combustível danifica o cânister, peça responsável pelo filtro dos gases poluentes emitidos pelo veículo, localizado entre o tanque de combustível e a admissão do motor. Mas por que isso acontece?

Isso acontece porque o dispositivo responsável por armazenar a gasolina tem um espaço, e quando coloca muito combustível a ponto de vazar, ele invade outro compartimento feito para receber substâncias gasosas. O que pode danificar a peça.

Além disso, quando o carro está sobrecarregado, ele consome uma quantidade maior de combustível para conseguir percorrer a distância desejada. Ou seja, quanto mais peso, mais gasolina seu carro vai gastar nas viagens.

E caso você ache que a diferença é pouca, não se engane. Pesquisas apontam que a cada 100kg acrescentados, o consumo aumenta cerca de 6%.

Prejudica a sua saúde

Você sabia que, além do seu carro, o excesso de combustível também prejudica a sua saúde? Os vapores gerados pela gasolina, etanol ou diesel tem agentes químicos nocivos à saúde humana e ao ambiente, como o benzeno. 

Dessa forma, ao colocar mais combustível que o recomendado, você está colocando a sua saúde em risco e a de quem trabalha na linha de frente no abastecimento, como os frentistas. Portanto, é importante sempre manter o cânister nas melhores condições e nunca ultrapassar o limite de abastecimento do seu carro.

Fizemos um post especial com várias dicas de como manter o seu carro sempre novo. Confira clicando aqui.

Rodar com pouco combustível é a melhor opção?

Se colocar em excesso causa danos ao veículo, saúde e ao meio ambiente, a solução é rodar com pouco combustível? Não! Colocar menos combustível que o recomendado para seu veículo também é prejudicial, pois seu carro pode ficar na reserva com maior facilidade e gera outros tipos de danos ao veículo, além de ser passível de multa.

O que acontece é que se você percorrer por muito tempo com o veículo com pouco combustível, se não abastecer a tempo, ele fica imobilizado no meio da vida. Por isso, o condutor está sujeito a uma multa que se qualifica como média, no valor de R$130,16.

Além disso, também existe o risco de queimar a bomba de combustível e o entupimento do filtro da bomba pelas impurezas depositadas no fundo do tanque.

Abasteça em postos de confiança

Para não correr esses e outros riscos, tanto de saúde, quanto ao seu veículo, tenha sempre um posto de confiança. Com uma equipe qualificada e treinada para oferecer o melhor atendimento, problemas como os citados são menos prováveis de acontecer.

É importante abastecer, de preferência, no mesmo local. E você já sabe que com isso você pode contar com os Postos ALE. Um combustível de qualidade no tanque do seu carro sempre irá contribuir para um melhor desempenho.
Gostou deste artigo? Então, nos siga no Facebook, Instagram e Linkedin! Por lá, divulgamos outras dicas, produtos, serviços e promoções.

  • Posts Relacionados

  • Como limpar banco de carro: veja as dicas

    ›››
  • Homem com uniforme da ALE Express faz revisão de veículo vermelho com capô aberto.

    Quais indicativos sugerem que seu veículo precisa de uma revisão?

    ›››
  • Saiba tudo sobre o Sistema de Recuperação de Vapores de Combustíveis

    ›››
  • Ao abastecer o carro, quais cuidados devem ser tomados?

    ›››