6 dicas para otimizar o controle financeiro do seu posto

Data da publicação: 19/11/2021

Compartilhe:

Como qualquer estabelecimento, o posto de combustível precisa se organizar e ter o controle de suas finanças. Afinal, investir no controle financeiro do posto é de extrema importância, pois facilita identificar pontos fortes e fracos da sua marca, a melhor forma para obter lucros, além de iniciar investimentos para expandir seus negócios.

Além disso, quando há uma gestão financeira qualificada, é possível elaborar estratégias para sair à frente da concorrência e conquistar mais clientes.

Mas infelizmente, ter essa dedicação ao financeiro não é a realidade de muitos postos. Com a correria do dia a dia e devido ao alto fluxo de serviço, gestores e empreendedores não conseguem se aprofundar sobre como fazer esse controle financeiro.

Por isso, elaboramos algumas dicas simples e práticas para ajudar a alavancar seu negócio!

1. Planeje o controle financeiro do posto

Para iniciar a gestão financeira, você vai precisar de um planejamento estratégico financeiro, de preferência anual. Primeiramente, é preciso saber quais são os tópicos mais importantes neste início.

Algumas questões importantes antes de iniciar são quanto dinheiro tem disponível no caixa, dívidas para quitar relacionadas a manutenção do posto e definir os gastos fixos e variáveis, entre outros.

Afinal, o planejamento é feito através dos resultados dos meses anteriores, como se fosse um relatório. E através dessa análise, você fará uma previsão e planejamento financeiro para os meses seguintes.

Dessa forma, é possível que você se prepare para as tendências do mercado, gastos financeiros fixos e variáveis, além de pensar na melhor forma de aplicar investimentos e melhorias no seu negócio. 

2. Organize o fluxo de caixa

Registrar todas as movimentações financeiras que acontecem no seu posto de combustível é uma das principais estratégias para sua organização financeira. Esse procedimento se chama fluxo de caixa e permite ao gestor atuar melhor sobre o controle monatário do posto de combustível. 

Para isso, se deve dividir as receitas e despesas por categorias, para facilitar o controle de todos os seus gastos e entender quais são os setores que precisam de mais investimentos, a margem de lucro, quanto é faturado por mês etc.

Sempre anote tudo o que for inserido e retirado no caixa da empresa, para que no final do dia, mês e ano, seja possível o planejamento financeiro.

3. Separe o CPF do CNPJ

Não separar despesas pessoais dos gastos da empresa é um fato muito comum entre os empresários. Por exemplo, quando acontece um imprevisto na vida pessoal, a pessoa nem pensa duas vezes e retira uma quantia do CNPJ para quitar sua dívida.

Isso pode acabar prejudicando todo o controle financeiro do estabelecimento e, por isso, deve-se parar com esse hábito, caso o tenha. O mais recomendado é estabelecer uma quantia fixa que será retirada para o empresário todo mês, como se fosse um salário.

Dessa forma, você tem todas as informações para quais finalidades são feitas as retiradas do seu caixa, para manter equilibrado seu fluxo e continuar operando sua empresa sem dificuldades.

4. A importância do capital de giro

O capital de giro é muito importante para identificar a diferença da receita disponível no fluxo de caixa e a soma das despesas do posto de combustível. Ele nada mais é do que um valor que você deve deixar reservado para dar continuidade e suprir as necessidades ao seu estabelecimento 

Além disso, garante a saúde financeira da sua empresa, pois permite descobrir o que pode ser investido, quais gastos podem diminuir, o que pode ser cortado etc. Quem não tem esse controle financeiro do posto de combustível, pode precisar de empréstimos de bancos ou outras instituições financeiras que trarão juros ao invés de lucro.

5. Calcule as margens de contribuição

Você já ouviu falar sobre margem de contribuição? Ela é um indicador que demonstra se é possível a empresa obter lucros através da renda, em comparação com os custos e despesas fixas.

Esse tipo de informação é fundamental para o controle financeiro do posto de combustível, afinal, é preciso calcular regularmente quanto seu estabelecimento está lucrando para dar continuidade em outras estratégias que farão seu negócio crescer ainda mais.

Além disso, não se pode basear o lucro de um posto de combustível só pelos abastecimentos e vendas que são feitos, pois ele pode ter prejuízos mesmo assim. O ideal é que o cálculo garanta a cobertura do custo fixo e da geração de lucro.

Mas, afinal, como fazer esse cálculo? Basta seguir a fórmula da margem de contribuição, que é o valor das vendas, menos o valor dos custos e despesas variáveis. Além disso, também é importante conhecer a diferença entre custos e despesas variáveis.

Resumidamente, custo é qualquer quantia necessária para a produção e desenvolvimento do produto oferecido pela empresa. Já o conceito de despesa variável se concentra nos gastos que não impactam, de forma direta, o seu produto.

Ou seja, quando o valor gasto com é variável e seu valor total muda conforme as vendas, produção ou alguma outra atividade da empresa.

6. Automatize a gestão financeira do posto

Por último, mas não menos importante, contar com um software de gestão para automatizar o controle financeiro do posto facilita — e muito — a administração. Afinal, são muitos detalhes e etapas para se seguir, sendo quase impossível fazê-las organicamente, não é mesmo?

Os benefícios são inúmeros, incluindo dados mais precisos e confiáveis, além de ter uma praticidade maior quando quiser ter relatórios referentes às dicas que foram ditas anteriormente, como o fluxo de caixas, capital de giro, salário dos funcionários e o do empreendedor, controle de estoque, entre outros.

O que você achou das nossas dicas para o controle financeiro do posto de combustível? Conta pra gente! Entre em contato conosco e vamos conversar sobre essas e outras soluções para deixar seu estabelecimento ainda mais acessível!

Ah, e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais! Nas nossas páginas do Facebook e Linkedin postamos mais dicas para você otimizar sua gestão.

  • Posts Relacionados

  • Como calcular o valor da gasolina do meu posto?

    ›››
  • Fuja do medo e saiba como reinventar o seu negócio

    ›››
  • Mão masculina digita em teclado que contém dados holográficos sobre si, o que representa a recuperação do negócio após solicitar um empréstimo ou financiamento.

    Como a ALE pode ajudar na recuperação do seu negócio? Entenda a diferença entre empréstimos e financiamentos

    ›››
  • Como funciona um posto de combustível?

    ›››