Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?

Data da publicação: 31/08/2021

Compartilhe:

Quando você abastece, já se deparou com algum frentista perguntando “gasolina comum ou aditivada”? É de extrema relevância que o motorista saiba qual gasolina colocar em seu carro, pois elas entregam resultados diferentes para cada automóvel ou situação.

E se você ainda não parou para pesquisar ou conhecer um pouco mais sobre os tipos de gasolina, continue lendo esse post que vamos te explicar!

Entenda a diferença

A gasolina comum, como o próprio nome diz, é a mais usada nos postos de combustíveis. Também conhecida como gasolina C, é aquela que tem a octanagem mínima de 87 e se isenta de corante, sendo incolor ou alaranjado.

Não sabe o que é octanagem? Explicamos sobre sua importância neste artigo. Resumidamente, octanagem é o índice de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor.

a gasolina aditivada tem vários benefícios, mas a quantidade de octanagem é a mesma da gasolina comum. O que muda é que ela contém um pacote de aditivos que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível do veículo.

E como isso afeta o dia a dia?

Quando você não sabe a diferença e escolhe qualquer uma das duas para abastecer o seu carro, isso pode acarretar problemas mecânicos, como o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores, ou menos aproveitamento da potência do motor.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nas grandes cidades, onde o tráfego constante de carros costuma ficar muito tempo com trânsito lento, o recomendável é a gasolina aditivada.

Já quando for passear por rodovias, por exemplo, é recomendado a gasolina comum, pois as velocidades são mais altas.

Como saber qual gasolina utilizo em meu carro?

Além do tipo de viagem que você irá percorrer, descobrir a potência do seu carro também ajuda a decidir qual é o melhor combustível. Afinal, além da comum e aditivada, existe a gasolina premium.

A ALE Premium garante alto desempenho do motor e é ideal para carros com veículos importados e com motores mais potentes, até porque seu nível de octanagem é superior ao da gasolina comum e aditivada.

Como a potência do carro é definida no projeto do motor, seu desempenho depende da gasolina. E para saber qual delas é mais indicada para abastecer o seu carro, a melhor opção é consultar o manual do proprietário. Dessa forma, a escolha é importante para aproveitar toda a potência do motor

A qualidade da gasolina também interfere?

A qualidade da gasolina também interfere na potência e desenvolvimento do motor. Por isso, todos os postos ALE possuem um medidor de densidade da gasolina. É o densímetro, que mede a densidade da gasolina em tempo real.

O valor mínimo da densidade é 715 g/litro. Abaixo deste valor, significa que a gasolina não seguiu normas, nem regras de densidade e provavelmente está adulterada.

A equipe da ALE oferece o melhor atendimento, pois realizamos a análise de qualquer combustível, além de auxiliarmos nas indicações, como a ALEpremium, ALEPLUS, etanol aditivado, entre outros.

Faça o teste! Passa no posto ALE mais próximo de você e nos siga nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Facebook. Por lá, divulgamos nossas promoções, serviços e muito mais!

  • Posts Relacionados

  • Octanagem de combustíveis: o que é e qual a importância?

    ›››
  • Como calcular o valor da gasolina do meu posto?

    ›››
  • O que acontece se encher muito o tanque do carro?

    ›››
  • Saiba como identificar a qualidade da gasolina testando a densidade dela

    ›››