Octanagem de combustíveis: o que é e qual a importância?

Data da publicação: 04/08/2021

Compartilhe:

Se você é fascinado por carros ou teve que conhecer mais sobre o mercado automobilístico após ter adquirido um, provavelmente já ouviu falar do termo octanagem de combustíveis alguma vez na vida.

Por exemplo, existem alguns motores que exigem gasolinas com maior octanagem que outros

Isso acontece principalmente com carros importados ou que têm maior desempenho esportivo, pois devido à sua maior compressão e potência do motor, é necessária mais resistência às possíveis explosões. Mas para os carros comuns, também há uma taxa mínima exigida de octanagem.

Ainda ficou com dúvidas? Continue lendo que vamos te explicar melhor.

O que é a octanagem de combustíveis?

Octanagem é o índice de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor. Mas, como assim? Em outras palavras, é o quanto o motor resiste sob alguns fatores, como a mistura do ar, aumento de pressão e temperatura, sem detonar.

Além da octanagem, existem outras questões na gasolina que é preciso ficar atento.

Também é possível identificar a qualidade da gasolina testando a densidade dela, uma relação que mede quanto há de combustível puro a cada litro do combustível final oferecido ao consumidor.

Porém, para entender melhor sobre o papel da octanagem no seu veículo, primeiramente vamos explicar como funciona o motor de um carro.

Como funciona o motor de um veículo?

O motor a combustão funciona, basicamente, com explosões. Resumindo, elas acontecem dentro dos cilindros, onde é comprimida a mistura de ar mais o combustível.

Essas explosões são o que empurram o pistão para baixo, gerando energia mecânica, responsável pela movimentação de um carro.

A explosão do combustível faz com que os pistões do motor sejam empurrados para baixo, gerando, assim, energia para o carro entrar em movimento.

Quanto maior é a taxa de compressão da mistura, mais forte é a explosão e, consequentemente, a potência do motor. O óleo diesel, a gasolina e o etanol são a fonte de energia que faz o motor dos veículos girar por meio do sistema de combustão.

Por isso, a qualidade do combustível está diretamente ligada com o motor. E se utilizado combustível de má qualidade, as consequências para os veículos são péssimas e os prejuízos são alarmantes.

Como sabemos que você não quer passar por isso. Sendo assim, é fundamental ter a certeza que o combustível que alimenta seu veículo tenha qualidade comprovada.

Para isso, pode contar a ALE! Garantimos qualidade, eficiência e excelência no atendimento. São mais de 1.500 postos de norte a sul do Brasil.

E qual a importância da octanagem no funcionamento do motor?

Quanto mais potente o motor do seu carro, maior deverá ser a porcentagem de octanagem do combustível que você utiliza. Uma notícia boa é que aqui no Brasil, a taxa de octanagem já é alta na maioria das gasolinas comuns e aditivadas.

Para fazer a medida exata, é preciso saber o que é RON, índice usado para qualificar a octanagem de um combustível. As especificações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Aqui na ALE, nós garantimos aos nossos clientes, além das medidas mínimas exigidas de octanagem, densidade e qualidade.

Nosso programa Ligados na Qualidade garante a eficiência da distribuidora até o seu negócio. Cuidamos do monitoramento e controle, assegurando alto padrão em todos os produtos entregues.

Qual é a medida mínima de octanagem que devo usar no meu carro?

Cada carro tem no manual do proprietário a octanagem mínima da gasolina. Para a maioria dos automóveis vendidos no Brasil, essa definição é de 92 octanas RON. Nos Postos ALE, a gasolina comum possui 92 octanas e a ALEpremium tem 97.

É importante enfatizar que, a partir de 1º de janeiro de 2022, a gasolina comum passará a ter octanagem mínima de 97 RON.

Além dessas duas modalidades, oferecemos todos os tipos de combustíveis. A gasolina aditivada, por exemplo, tem a modalidade ALEPLUS, que conta com um pacote de aditivos detergentes e dispersantes que agem na limpeza do sistema de injeção, o que diminui o efeito da oxidação no motor.

Já a ALEpremium, torna o processo de combustão mais eficiente e melhora o desempenho do carro devido ao alto índice de octanagem presente na gasolina. Também trabalhamos com etanol, óleo diesel e GNV: Gás Natural Veicular. Para saber sobre os tipos de combustíveis, clique aqui.

Para veículos importados e com motores mais potentes, é recomendável que os motoristas abasteçam com a gasolina ALEpremium, para uma performance potente. A quantidade de octanas da ALEpremium é suficiente para esse tipo de veículo e ainda aumenta a capacidade do motor. 

Já os proprietários de carros comuns, não precisam se preocupar em receber uma quantidade de octanagem maior do que o carro necessita, pois um combustível com octanagem alta assegura o bom funcionamento e aumenta a vida útil do veículo. 

Parceria em todos os momentos

Para ter a segurança da octanagem de combustível regularizada, seja parceiro da ALE. Oferecemos os melhores produtos e serviço tanto para os consumidores, como para os Revendedores.

Os serviços automotivos ALE Express é a garantia da qualidade e segurança que seu veículo precisa.

Encontre um posto de serviços ALE mais próximo de você e experimente nossa troca de óleo exclusiva e todos os nossos serviços, como: lubrificantes automotivos, troca de filtros, troca de fluido de freio, alinhamento e balanceamento, regulagem de motor, borracharia, entre outros.

Somos uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços que você precisa com os mais altos padrões de qualidade.

Conte com a ALE como sua parceira para te entregar as soluções que vão te colocar à frente da concorrência. Vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso!

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas com a nossa equipe comercial.

  • Posts Relacionados

  • Como a tabela de preços de combustíveis é calculada?

    ›››
  • Como funciona a bomba de combustível do posto?

    ›››
  • Saiba como identificar a qualidade da gasolina testando a densidade dela

    ›››
  • O que é um economizador de combustível?

    ›››