Veja como fidelizar os clientes do seu posto de combustível

Data da publicação: 28/06/2021

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Entre as principais preocupações dos gestores e donos de um posto de combustíveis está a necessidade de fidelizar os clientes. Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo esse desafio vem aumentando e não é fácil superar as expectativas e ganhar a confiança do consumidor.

Além disso, é importante analisar que o volume de vendas é um fator essencial para que um empreendimento como esse seja bem-sucedido. Por isso, mais do que concentrar esforços e recursos para conseguir clientes é preciso investir em fidelização e também na entrega de um serviço e de produtos de qualidade.

E não é por menos, uma vez fidelizados, você terá uma rede de pessoas que trabalham a seu favor, fazendo um marketing gratuito e muito eficiente, mais conhecido como “marketing boca a boca”.

Então, confira alguns detalhes e dicas que podem maximizar a boa experiência do seu cliente com o seu negócio e fazer com que ele volte sempre a escolher o seu posto de combustível.

Algumas delas podem parecer óbvias, mas fazem toda a diferença. Boa leitura!

Atendimento ágil

Frentista do Posto ALE ajudando carro a ser manobrado no posto de combustível

É bem comum que os donos de veículos façam uma parada semanal no posto de gasolina para abastecer o tanque. Considerando que o consumidor tem cada vez menos tempo, ele sempre optará por agilidade e facilidade na hora de abastecer e pagar pelo combustível.

Você sempre encontra agilidade em um posto de gasolina que se preocupa com o atendimento e está focado em oferecer a melhor experiência para o consumidor.

A agilidade também deve estar presente na hora de solucionar problemas com o carro. Contar com atendentes que estão preocupados em ajudar a resolver uma situação que aconteceu com o carro não tem preço para o consumidor.

Flexibilizar o pagamento

Frentista da ALE, com maquina de cartão na mão, atende, sorrindo, cliente mulher que está em carro vermelho e também sorrindo.

Além do atendimento, a facilidade de pagamento é um fator que atrai muitos clientes. O objetivo deve ser facilitar o momento da compra e reduzir erros na hora da cobrança. Por isso, é preciso oferecer opções além das formas básicas e mais conhecidas de pagamento, que são: dinheiro, cartões de crédito e débito.

Entre elas estão: os cartões de benefício combustível, folhas de cheque, bombas com a tecnologia de cobrança após leitura de códigos de barras nos para-brisa dos veículos, tecnologias que permitam o pagamento via aproximação de cartões e celulares, QR Code, Pix e outras ferramentas de transações comerciais online.

Outro ponto importante é não cobrar valores excedentes para quem paga através do cartão, manter as máquinas de cartão atualizadas e evitar pedir para o motorista saia do carro para passar o cartão ou para receber o troco. Na área de conveniência, aceite também os cartões de benefícios, alimentação e refeição.

Também é necessário garantir que todas essas opções não ofereçam somente comodidade, mas também segurança. Uma boa forma de fazer isso é contar com o auxílio da tecnologia para otimizar o processo.

Afinal, dependendo da solução que você adotar, o frentista nem precisa digitar o valor do abastecimento, pois ele aparece na tela da máquina de forma automática, oferecendo, ao mesmo tempo, um serviço ágil e prático.

Diversificação de serviços

Atendente, sorrindo, com uniforme branco e azul. está em frente a loja de conveniência Entreposto.

É preciso ser eficiente na oferta de serviços fundamentais e criativo ao complementar o atendimento aos motoristas e aproximar os consumidores sem automóveis.

Um diferencial interessante é oferecer os serviços de borracharia, troca de óleo e lavagem de automóveis. Estes serviços complementares contribuem para um atendimento de excelência.

Quando se pensa em facilidade, não podemos deixar de citar as lojas de conveniência e considerando que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação às suas necessidades, tudo deve ser muito bem pensado em função do consumidor.

Entre os atrativos devem estar: lanches e bebidas de boa qualidade e um ambiente confortável para que o lugar se torne também um ponto de encontro onde é possível fazer um programa à noite ou no final de semana, por exemplo.

Nos postos ALE, essa diversificação nos serviços é garantida. A ideia é facilitar e surpreender o cliente, para isso, é indispensável conhecê-lo a fundo. Então, ao entrar para a família ALE você receberá um pacote completo para a abertura de uma loja Entreposto e a ALE Express no seu estabelecimento.

As lojas de conveniência Entreposto contam com ambiente agradável, grande variedade de produtos e profissionais capacitados para atender os clientes da melhor maneira e transformar a experiência de compra em momentos de tranquilidade, praticidade e comodidade.

A ALE Express é a nossa loja de serviços automotivos. Além de atendimento de qualidade e profissionais altamente capacitados e especializados para oferecer o melhor para seu consumidor e seu veículo. A ALE Express tem parcerias com empresas de filtros, aditivos, car care e a linha completa de lubrificantes Mobil para carros, motos e caminhões.

Organização, limpeza e manutenção

Visão do posto de combustível ALE bastante bonito, iluminado, bem limpo e organizado.

Sem dúvidas você já entrou em um posto de combustível sujo e mal cuidado. Nesses casos a primeira impressão é de que o combustível também não é de qualidade e que você voltaria naquele posto somente em caso de urgência. Por isso, não é surpresa que esse é um péssimo exemplo.

Seja para conquistar ou fidelizar um cliente, organização e limpeza são fundamentais. Dessa forma, antes de colocar qualquer estratégia ou plano de ação em prática, mantenha seu estabelecimento um local atrativo e que faça a diferença para quem o frequenta.

Também é indispensável garantir que todos os equipamentos estejam com o funcionamento em perfeito estado e realizar manutenções periódicas.

Por fim, não deixe de oferecer banheiros confortáveis e higienizados para os frequentadores do ambiente. Esses fatores contam muito na decisão final dos clientes, principalmente se considerarmos que estamos em uma época de pandemia.

Capacitação dos funcionários

Frentista mulher do posto ALE faz um curso de capacitação da Academia Corporativa.

Muitos clientes acabam não voltando a um estabelecimento de acordo com o modo como são atendidos pelos funcionários. E em postos de combustíveis, isso é mais comum do que se imagina, por isso é importante ter consciência de que desde as condições de trabalho até o modo como os colaboradores se sentem, tudo reflete nos seus resultados.

Por mais que a empresa trabalhe com ideias modernas e tenha processos bem planejados, se não houver capacitação profissional de funcionários, e a equipe estiver estagnada, o negócio experimentará problemas em diferentes níveis.

A capacitação de funcionários é importante porque não apenas aumenta a produtividade e melhora o ambiente de trabalho como um todo, mas também ajuda a reduzir os custos de manutenção e diminuir a rotatividade de pessoal, sendo um investimento com retorno garantido.

A ALE oferece para o seu posto uma equipe formada por consultores de mercado e professores de importantes instituições de ensino nacionais prontos para oferecer custos de capacitação aos seus funcionários.

Programas de fidelidade

Consumidor utiliza o programa de fidelidade Livelo para fazer o pagamento do abastecimento para o frentista.

Criar programas de fidelidade que ofereçam benefícios aos clientes é um diferencial em termos de atendimento. Uma ótima ideia é oferecer promoções, brindes, sorteios e produtos que sejam do interesse do consumidor e que o façam sempre abastecer e utilizar os serviços do seu posto.

A ALE se juntou à Livelo, o maior programa de fidelidade do Brasil, para oferecer aos postos ALE o melhor programa de recompensas do segmento. A cada abastecimento feito em um posto ALE, seu cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhares de prêmios e benefícios à escolha dele.

Produtos de qualidade

Homem de jaleco branco e óculos de proteção seguro proveta em que ele faz o teste de qualidade do combustível.

Por último e não menos importante, uma dica não é novidade para ninguém: não basta ter um bom atendimento, diversificar os serviços, e investir em programas de fidelização se você não oferecer um produto de qualidade.

Com a ALE você tem garantia de qualidade da distribuidora até o seu negócio. Controlamos e monitoramos todo o processo para que sua empresa tenha um combustível testado e aprovado para abastecer os veículos.

Isso acontece porque a ALE tem programa exclusivo para monitorar a qualidade dos combustíveis e de todos os produtos entregues, o Ligados na Qualidade. Ele assegura o alto padrão dos produtos e pode ser acessado através do App ALE.

Além de averiguar esses parâmetros, a ALE oferece recursos que garantem mais agilidade nas operações, otimização dos processos, além de maior comodidade e economia.

Seja um distribuidor ALE

 

Como vimos, para ter destaque é necessário oferecer serviços que superem as expectativas e com isso ganhar a confiança do público. Então, conte com a parceria da ALE para otimizar os resultados do seu posto. Fazemos parte da Glencore e somos uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil.

Estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, produtos e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade. Vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso!

Nossa equipe conta com profissionais altamente capacitados e experientes para entender e atender às suas necessidades. Entre em contato com o nosso setor comercial para entender todas as vantagens de ser parte da família ALE.

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