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Entre as principais preocupações dos gestores e donos de um posto de combustíveis está a necessidade de fidelizar os clientes. Com um mercado cada vez mais exigente e competitivo esse desafio vem aumentando e não é fácil superar as expectativas e ganhar a confiança do consumidor.
Além disso, é importante analisar que o volume de vendas é um fator essencial para que um empreendimento como esse seja bem-sucedido. Por isso, mais do que concentrar esforços e recursos para conseguir clientes é preciso investir em fidelização e também na entrega de um serviço e de produtos de qualidade.
E não é por menos, uma vez fidelizados, você terá uma rede de pessoas que trabalham a seu favor, fazendo um marketing gratuito e muito eficiente, mais conhecido como “marketing boca a boca”.
Então, confira alguns detalhes e dicas que podem maximizar a boa experiência do seu cliente com o seu negócio e fazer com que ele volte sempre a escolher o seu posto de combustível.
Algumas delas podem parecer óbvias, mas fazem toda a diferença. Boa leitura!
É bem comum que os donos de veículos façam uma parada semanal no posto de gasolina para abastecer o tanque. Considerando que o consumidor tem cada vez menos tempo, ele sempre optará por agilidade e facilidade na hora de abastecer e pagar pelo combustível.
Você sempre encontra agilidade em um posto de gasolina que se preocupa com o atendimento e está focado em oferecer a melhor experiência para o consumidor.
A agilidade também deve estar presente na hora de solucionar problemas com o carro. Contar com atendentes que estão preocupados em ajudar a resolver uma situação que aconteceu com o carro não tem preço para o consumidor.
Além do atendimento, a facilidade de pagamento é um fator que atrai muitos clientes. O objetivo deve ser facilitar o momento da compra e reduzir erros na hora da cobrança. Por isso, é preciso oferecer opções além das formas básicas e mais conhecidas de pagamento, que são: dinheiro, cartões de crédito e débito.
Entre elas estão: os cartões de benefício combustível, folhas de cheque, bombas com a tecnologia de cobrança após leitura de códigos de barras nos para-brisa dos veículos, tecnologias que permitam o pagamento via aproximação de cartões e celulares, QR Code, Pix e outras ferramentas de transações comerciais online.
Outro ponto importante é não cobrar valores excedentes para quem paga através do cartão, manter as máquinas de cartão atualizadas e evitar pedir para o motorista saia do carro para passar o cartão ou para receber o troco. Na área de conveniência, aceite também os cartões de benefícios, alimentação e refeição.
Também é necessário garantir que todas essas opções não ofereçam somente comodidade, mas também segurança. Uma boa forma de fazer isso é contar com o auxílio da tecnologia para otimizar o processo.
Afinal, dependendo da solução que você adotar, o frentista nem precisa digitar o valor do abastecimento, pois ele aparece na tela da máquina de forma automática, oferecendo, ao mesmo tempo, um serviço ágil e prático.
É preciso ser eficiente na oferta de serviços fundamentais e criativo ao complementar o atendimento aos motoristas e aproximar os consumidores sem automóveis.
Um diferencial interessante é oferecer os serviços de borracharia, troca de óleo e lavagem de automóveis. Estes serviços complementares contribuem para um atendimento de excelência.
Quando se pensa em facilidade, não podemos deixar de citar as lojas de conveniência e considerando que os clientes estão cada vez mais exigentes em relação às suas necessidades, tudo deve ser muito bem pensado em função do consumidor.
Entre os atrativos devem estar: lanches e bebidas de boa qualidade e um ambiente confortável para que o lugar se torne também um ponto de encontro onde é possível fazer um programa à noite ou no final de semana, por exemplo.
Nos postos ALE, essa diversificação nos serviços é garantida. A ideia é facilitar e surpreender o cliente, para isso, é indispensável conhecê-lo a fundo. Então, ao entrar para a família ALE você receberá um pacote completo para a abertura de uma loja Entreposto e a ALE Express no seu estabelecimento.
As lojas de conveniência Entreposto contam com ambiente agradável, grande variedade de produtos e profissionais capacitados para atender os clientes da melhor maneira e transformar a experiência de compra em momentos de tranquilidade, praticidade e comodidade.
A ALE Express é a nossa loja de serviços automotivos. Além de atendimento de qualidade e profissionais altamente capacitados e especializados para oferecer o melhor para seu consumidor e seu veículo. A ALE Express tem parcerias com empresas de filtros, aditivos, car care e a linha completa de lubrificantes Mobil para carros, motos e caminhões.
Sem dúvidas você já entrou em um posto de combustível sujo e mal cuidado. Nesses casos a primeira impressão é de que o combustível também não é de qualidade e que você voltaria naquele posto somente em caso de urgência. Por isso, não é surpresa que esse é um péssimo exemplo.
Seja para conquistar ou fidelizar um cliente, organização e limpeza são fundamentais. Dessa forma, antes de colocar qualquer estratégia ou plano de ação em prática, mantenha seu estabelecimento um local atrativo e que faça a diferença para quem o frequenta.
Também é indispensável garantir que todos os equipamentos estejam com o funcionamento em perfeito estado e realizar manutenções periódicas.
Por fim, não deixe de oferecer banheiros confortáveis e higienizados para os frequentadores do ambiente. Esses fatores contam muito na decisão final dos clientes, principalmente se considerarmos que estamos em uma época de pandemia.
Muitos clientes acabam não voltando a um estabelecimento de acordo com o modo como são atendidos pelos funcionários. E em postos de combustíveis, isso é mais comum do que se imagina, por isso é importante ter consciência de que desde as condições de trabalho até o modo como os colaboradores se sentem, tudo reflete nos seus resultados.
Por mais que a empresa trabalhe com ideias modernas e tenha processos bem planejados, se não houver capacitação profissional de funcionários, e a equipe estiver estagnada, o negócio experimentará problemas em diferentes níveis.
A capacitação de funcionários é importante porque não apenas aumenta a produtividade e melhora o ambiente de trabalho como um todo, mas também ajuda a reduzir os custos de manutenção e diminuir a rotatividade de pessoal, sendo um investimento com retorno garantido.
A ALE oferece para o seu posto uma equipe formada por consultores de mercado e professores de importantes instituições de ensino nacionais prontos para oferecer custos de capacitação aos seus funcionários.
Criar programas de fidelidade que ofereçam benefícios aos clientes é um diferencial em termos de atendimento. Uma ótima ideia é oferecer promoções, brindes, sorteios e produtos que sejam do interesse do consumidor e que o façam sempre abastecer e utilizar os serviços do seu posto.
A ALE se juntou à Livelo, o maior programa de fidelidade do Brasil, para oferecer aos postos ALE o melhor programa de recompensas do segmento. A cada abastecimento feito em um posto ALE, seu cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhares de prêmios e benefícios à escolha dele.
Por último e não menos importante, uma dica não é novidade para ninguém: não basta ter um bom atendimento, diversificar os serviços, e investir em programas de fidelização se você não oferecer um produto de qualidade.
Com a ALE você tem garantia de qualidade da distribuidora até o seu negócio. Controlamos e monitoramos todo o processo para que sua empresa tenha um combustível testado e aprovado para abastecer os veículos.
Isso acontece porque a ALE tem programa exclusivo para monitorar a qualidade dos combustíveis e de todos os produtos entregues, o Ligados na Qualidade. Ele assegura o alto padrão dos produtos e pode ser acessado através do App ALE.
Além de averiguar esses parâmetros, a ALE oferece recursos que garantem mais agilidade nas operações, otimização dos processos, além de maior comodidade e economia.
Como vimos, para ter destaque é necessário oferecer serviços que superem as expectativas e com isso ganhar a confiança do público. Então, conte com a parceria da ALE para otimizar os resultados do seu posto. Fazemos parte da Glencore e somos uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil.
Estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, produtos e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade. Vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso!
Nossa equipe conta com profissionais altamente capacitados e experientes para entender e atender às suas necessidades. Entre em contato com o nosso setor comercial para entender todas as vantagens de ser parte da família ALE.