Boas práticas para a gestão de estoque do seu posto de combustível

Data da publicação: 20/12/2021

Compartilhe:

Já pensou se um cliente vai abastecer no seu posto de combustível e se depara com a falta da principal matéria-prima: o combustível? Infelizmente, isso pode acontecer quando não há um controle do estoque de combustível no seu posto. Portanto, é imprescindível que seu estabelecimento tenha uma gestão de estoque qualificada.

Esse controle é fundamental para não perder a credibilidade e preferência da clientela, que quando depara com essa situação, pode seguir para a concorrência e deixar de frequentar o seu posto. Além disso, quando o cliente sabe que o estabelecimento sempre terá aquilo que precisa, é mais fácil sua fidelização.

Por isso, manter a frequência de pedidos de combustível do seu posto é um dos itens mais importantes na gestão. Afinal, ficar sem combustível, dificulta o atendimento e pode afetar a imagem do seu posto. Dessa forma, o controle do estoque deve estar na sua lista de prioridades!

Selecionamos algumas práticas para ajudar na gestão do estoque do seu posto de combustível. Continue a leitura!

Faça um planejamento 

O planejamento é a parte inicial e talvez a mais importante da gestão de estoque do seu posto de combustível. Contudo, é preciso ter acesso aos registros do histórico de vendas para se basear nas próximas compras. A partir das demandas reais que você já teve, é possível planejar o prazo e a quantidade dos abastecimentos futuros.

Assim, você consegue entender o consumo de combustível no seu posto. E fica mais fácil fazer o controle e manutenção após o planejamento. No entanto, existem três indicadores de desempenho que são muito importantes de analisar:

Esses indicadores ajudam a identificar pontos de melhoria. A partir de uma análise, você garantirá um melhor atendimento aos consumidores que, sempre que precisarem, poderão recorrer ao seu posto em busca de combustível.

Mantenha o controle em dia

Depois de planejar o seu estoque através dos indicadores, histórico de vendas e outros registros, você também precisa pôr em prática o controle, correto? É o ponto-chave para o sucesso do seu posto de combustível. O ideal é que haja um registro de todas as entradas e saídas do seu produto para facilitar.

Dessa forma, é possível visualizar os lucros e perdas do seu estoque. Contudo, para facilitar ainda mais essa manutenção, opte por um sistema de controle. Afinal, fazer isso de forma manual é mais propenso a falhas, o que pode gerar prejuízos financeiros à empresa.

Em um sistema informatizado, é possível ter todos os dados que você precisar para saber quando e quanto de combustível é preciso comprar para o seu estoque. No entanto, é preciso ter cuidado ao fazer as compras. É fundamental que haja um equilíbrio na quantidade de produtos, não pode ser nem demais e nem de menos. 

Quantidades excessivas podem passar do prazo de validade e danificar a qualidade do seu combustível. E pouca quantidade, claro, desagrada os seus clientes. Aliás, a duração do tempo em que o pedido é feito até a entrega deve ser considerado. 

Outro ponto importante para considerar é antes do abastecimento verificar as condições do tanque. Pois, caso seja detectado água ou partículas de sujeira, isso pode comprometer a qualidade do combustível. O que te dará dor de cabeça no futuro. Por isso, dê uma atenção especial para os tanques do seu posto.  

Automatize seu tanque de combustível

Acima, citamos a importância de ter uma atenção ao tanque. Afinal, é ele quem deposita a matéria-prima do seu posto de combustível até sair para o abastecimento nos veículos. Neste caso, existe uma ferramenta essencial que facilita esse controle.

O medidor de tanque, por exemplo, é o que não pode faltar em nenhum posto! Isso porque ele faz exatamente a parte mais importante do controle: indica a quantidade de combustível disponível no seu tanque. Além disso, ele emite relatórios de carga e descarga e emite alertas de perdas ou vazamento. 

Fidelize parceria com fornecedores confiáveis

Fazer uma parceria com fornecedores confiáveis também é parte importante do processo de gestão do combustível do seu posto. Afinal, existem algumas condições que você precisa saber antes de finalizar uma parceria.

Se o fornecedor atrasa na entrega; se o combustível é de qualidade; se as formas de pagamento condizem com as suas necessidades; se há formas de adiantar o prazo caso haja urgências; se eles são fáceis de contactar; tem um bom atendimento etc.

Essas questões são essenciais no momento de escolha do fornecedor de combustível, pois podem te livrar de prejuízos futuros.

Achou as nossas dicas úteis para o seu posto de combustível? Então, nos siga nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Facebook. Por lá, divulgamos nossas promoções, serviços e muito mais!

Além disso, a ALE também criou o Podcast Tanque Cheio para oferecer mais conteúdo de dicas e conhecimentos valiosos para você. Acompanhe!

  • Posts Relacionados

  • Como adaptar o seu posto de serviços ao mundo digital

    ›››
  • Como a área de influência e o gerador de fluxo ajudam seu negócio?

    ›››
  • Veja como fidelizar os clientes do seu posto de combustível

    ›››
  • Como melhorar o recrutamento de pessoas em postos de serviços?

    ›››