Mix de produtos: o sucesso para a sua loja de conveniência

Data da publicação: 13/12/2021

Tags desse post:

Compartilhe:

Escolher os produtos que irão fazer parte do estoque da sua loja de conveniência é fundamental para aumentar os lucros do seu faturamento. Porém, fazer essa curadoria não é tão fácil quanto se imagina. Afinal, é uma tarefa que demanda muita pesquisa e dedicação.

Os produtos oferecidos na sua loja precisam ser de qualidade e confiança. Além disso, é preciso fazer um controle sobre quais são as linhas que estão sendo mais e menos vendidas, o que está vencido, onde colocar os produtos etc.

Quer saber como dar um up nas suas vendas? Então, continue a leitura!

Conheça o seu público

Para ter sucesso no seu empreendimento, conhecer o seu cliente é essencial. Saber o que ele mais consome, idade, poder aquisitivo e outros detalhes vão ajudar a definir o seu mix.

Uma dica importante é conhecer o perfil das pessoas que frequentam os locais próximos onde sua loja está inserida. Se está localizada próximo a prédios empresariais, provavelmente mais adultos em idade ativa frequentarão a sua loja, por exemplo.

Algumas sugestões de produtos para esse público são cafés e energéticos, para deixá-los com mais disposição; bebidas alcoólicas, para um happy hour; alimentos rápidos e práticos, para a hora do lanche; entre outros.

Analise seu estoque

Procure avaliar sempre o seu estoque e, se possível, estabeleça uma data para fazer esse controle periodicamente. Mas por que isso é importante?

Para você fazer uma compra de determinado produto, é feita uma avaliação antecipada por meio do seu público e localização, como citado no item acima. Mas mesmo após essa pesquisa, existe a chance de alguns produtos não venderem tanto.

Isso acontece, pois, quando se faz essa pesquisa, é possível analisar e montar um parâmetro do que o seu público pode consumir. Porém, ele pode mudar o consumo com o passar do tempo ou, até mesmo, o perfil das pessoas que frequentam a sua loja pode mudar totalmente.

Por isso, fazer esse controle periodicamente é essencial. Analisar as suas vendas, ticket médio, ciclo de vendas dos produtos e média do que é vendido por mês são informações muito relevantes. 

Através desses dados, é possível prever as tendências de consumo, plano de compras do mês, validade dos produtos, faturamento etc.

Organize a prateleira para chamar atenção

Você sabia que a forma que você organiza o espaço da sua loja de conveniência também pode afetar a decisão de compra dos seus clientes? Com a otimização certa, você terá mais sucesso nas vendas e a fidelização dos seus clientes.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para inspirar na organização da sua loja:

Entrada da loja

É onde o cliente recebe os primeiros estímulos de compra. Por isso, a melhor opção é colocar itens sazonais e promocionais, que podem ficar nas gôndolas e ilhas promocionais.

Área de pagamento

No caixa, recomendamos colocar itens que as pessoas tendem a comprar por impulso, como os que são mais baratos ou edições exclusivas.

Corredores ou meio da loja

Como existem alguns produtos que são mais procurados que outros, o ideal é que você intercale os que são mais vendidos com os que saem menos.

Fundo da loja

Para o cliente percorrer os demais espaços da sua loja, coloque itens que são mais procurados no final, como água, gelo, refrigerante, etc.

Seja parceiro da ALE

Como vimos, para ter destaque é necessário algumas estratégias para oferecer o mix de produto ideal para ter sucesso no seu faturamento. Então, conte com a parceria da ALE para otimizar os resultados da sua loja de conveniência.

Estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, produtos e operações que você precisa com os mais altos padrões de qualidade. Vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso! Entre em contato conosco.

Também estamos nas mídias sociais! Nos siga nas páginas do Facebook, Instagram e Linkedin e veja em tempo real nossas promoções, serviços exclusivos e novidades. 

Gostou das nossas dicas de como montar um mix de produtos para a sua loja de conveniência? Então, aplique-as na sua loja e veja o aumento do faturamento e a satisfação da sua clientela. 

  • Posts Relacionados

  • Lojas de Conveniência: Conheça as principais tendências de 2023

    ›››
  • Segunda loja de conveniência A Esquina é inaugurada e chega a São José do Rio Preto

    ›››
  • ALE desenvolve novo conceito de loja de conveniência para os postos de combustíveis e serviços

    ›››
  • Vem ver se eu tô n’A ESQUINA

    ›››