Quais são as normas e medidas de segurança em postos de combustíveis?

Data da publicação: 19/08/2021

Compartilhe:

Normas e medidas de segurança em postos de combustíveis são muito importantes, devido às inúmeras situações de perigo que eles podem apresentar. Além da alta periculosidade dos produtos, na maioria das vezes, os postos estão localizados em avenidas ou ruas muito movimentadas, que podem oferecer riscos aos seus colaboradores e clientes.

Por isso, o Ministério do Trabalho estabeleceu algumas normas e medidas para trazer mais segurança aos trabalhadores. Principalmente para os frentistas, pois são os que têm contato direto com os combustíveis. 

Continue lendo e descubra quais são os principais itens para fazer um checklist no seu posto de combustível.

Norma regulamentadora NR-20

Uma das principais é a Norma Regulamentadora No. 20 (NR-20), que regulamenta as atividades para quem trabalha com inflamáveis e combustíveis, considerando instalações e equipamentos utilizados, sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.

Essa norma menciona alguns procedimentos indispensáveis para postos de combustíveis, são eles:

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e confira o documento que o Ministério do Trabalho e Emprego fez para as perguntas e respostas frequentes sobre a NR-20. 

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Outro ponto fundamental são os EPIs, claro! Os equipamentos de proteção individual são essenciais para qualquer funcionário. Dentre os mais usados, destacam-se óculos e máscaras de proteção, além de luvas e calçados de segurança.

Eles devem ser disponibilizados pelo empregador e não deve ser descontado do salário, após o fornecimento dos mesmos. Confira alguns separados por funções:

Importante: se o posto não cumprir com essas obrigatoriedades e for flagrado, pode ser multado e ter suas atividades interrompidas.

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

Os EPC precisam estar com a manutenção em dia no seu posto de combustível. Afinal, eles têm o objetivo de diminuir o risco coletivo diretamente da fonte. Veja alguns exemplos:

Treine sua equipe

Após distribuídos todos os EPIs e EPCs, é importante treinar a sua equipe para adequá-los às necessidades do dia a dia e serem usados corretamente em situações de emergência. Além disso, esse treinamento é obrigatório perante a NR 20, para ajudar a prevenir acidentes.

Porém, não adianta fazer treinamento com os colaboradores somente na inserção de novos, mas também aplicá-los frequentemente. Afinal, reforçar as informações faz com que os funcionários não esqueçam, além de ressaltar sua devida importância.

Medidas de segurança 

Outras medidas que são importantes para manter a segurança do seu posto de gasolina é ter o controle e fazer uma manutenção frequente nos diversos setores, dos mais simples, aos mais perigosos.

As bombas e os tanques de combustível, por exemplo, devem ser monitorados frequentemente para serem mantidos de forma correta. Além disso, também é fundamental ter um sistema de proteção e uma área de estacionamento que seja longe das bombas, para evitar que batidas de veículo possam provocar acidentes graves. 

É fundamental descartar o lixo da maneira correta, pois pode conter substâncias inflamáveis. Falamos um pouco sobre cuidados ambientais e licenças neste artigo. Cuidados com a instalação elétrica também devem ser considerados, porque é obrigatório a verificação de um especialista na área a cada 3 anos. 

Diante disso, é preciso que essa parte elétrica seja adequadamente isolada, para não ter o risco de entrar em contato com água, produto químico ou, até mesmo, combustível. E por último, mas não menos importante, instale câmeras de segurança para se proteger contra assaltos.

Seguindo nossas dicas, você oferecerá um ambiente protegido à sua equipe e clientes, o que fará com que você os cative ainda mais. Além de evitar acidentes, doenças ocupacionais e problemas com a legislação.

Gostou deste artigo? Então, nos siga no Facebook, Instagram e Linkedin! Por lá, divulgamos outras dicas, produtos, serviços e promoções.

  • Posts Relacionados

  • Como abrir um posto de combustível?

    ›››
  • Fuja do medo e saiba como reinventar o seu negócio

    ›››
  • 6 dicas para otimizar o controle financeiro do seu posto

    ›››
  • Como a tabela de preços de combustíveis é calculada?

    ›››