Por que é preciso estar atento com a qualidade do combustível na hora de fazer uma viagem?

Data da publicação: 14/12/2020

Compartilhe:

Você planejou aquela tão esperada viagem e pretende curtir a estrada sem surpresas desagradáveis? É bom redobrar a atenção na hora de abastecer o seu carro. Para fazer uma viagem tranquila, é essencial ficar de olho na qualidade do combustível introduzido no veículo.

Se você ainda tem dúvidas quanto aos transtornos que podem ser causados pela má qualidade do combustível, fique com a gente! Você descobrirá ótimas razões para elevar a exigência na hora do reabastecimento. Boa leitura!

Queda do desempenho do carro

 

Certamente, um dos principais indícios de que algo está errado é a queda de potência do motor do seu carro. Como um bom motorista, você deve conhecer o seu carro como ninguém.

Combustíveis adulterados prejudicam profundamente o desempenho habitual do motor. Evidentemente, existem outras origens desse problema. Mas a presença de combustível adulterado é uma das mais frequentes, essencialmente, se você costuma revisar o seu carro com regularidade.

Anomalias na injeção eletrônica

 

Outra consequência da péssima qualidade do combustível se reflete no comprometimento do sistema de injeção eletrônica. Esse mecanismo é responsável por monitorar eletronicamente o volume de combustível usado pelo motor.

Simultaneamente, e injeção eletrônica contribui para a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Portanto, a utilização de um combustível inapropriado também é prejudicial para a manutenção da qualidade do ar.

O funcionamento pleno da injeção eletrônica depende do reconhecimento do tipo de combustível disponível no carro. Quando há partículas estranhas para o sistema, ele emite uma luz no painel. Ela tem o desenho de um motor e fica piscando.

Você pode se perguntar se não há outras razões que impulsionam o mesmo alerta. Sim! Contudo, se o aviso surgir imediatamente após o abastecimento, é provável que a origem derive da qualidade do combustível em questão.

Aumento do consumo de combustível

 

Para muitas pessoas, o fator econômico é decisivo na escolha do veículo. Ocorre que essa economia pode se dissipar pelo ar devido à qualidade do combustível. Assim, o orçamento da viagem pode ficar bem comprometido.

Como você deve saber, os hábitos de direção influenciam no consumo do combustível. Mas se você não fez nada diferente e, mesmo assim, o carro passou a andar menos do que o normal, desconfie! Trata-se de um forte indício de combustível adulterado.

Contaminação do óleo lubrificante

 

Os combustíveis de má qualidade também podem afetar a composição do óleo do seu carro. Uma vez que esse líquido lubrificante tenha suas propriedades alteradas, o motor será o componente mais afetado por isso.

O óleo lubrificante cumpre diversas funções, como o resfriamento do sistema do qual faz parte. Além disso, ele é crucial para evitar o avanço do processos de corrosão do motor. Com um combustível ruim, essas ações perdem a eficácia.

Falhas durante a condução do carro

 

Sabe aqueles momentos críticos, em que o motor começa a engasgar e ameaça “morrer”? Esse é mais um possível sinal de interferência de um combustível de qualidade duvidosa.

Ao ponderar todos os danos causados por um combustível adulterado, você chegará a algumas conclusões. No topo da lista, estão o risco de acidentes e o prejuízo financeiro.

Portanto, não vale – mesmo – a pena negligenciar o abastecimento do seu veículo, especialmente em se tratando de uma viagem longa. Para não correr o risco de ficar no meio do caminho, priorize a qualidade do combustível presente no seu carro.

Quer uma dica infalível? Abasteça o seu carro em uma rede de postos de combustível responsável e com excelente reputação no mercado. Acesse o nosso site agora mesmo e encontre um posto confiável bem próximo de você!

  • Posts Relacionados

  • Quer saber como garantir combustível de qualidade? Leia este post

    ›››
  • Frentista do posto ALE vende lubrificante de qualidade, da marca Mobil, para homem que está sorrindo dentro de seu carro, que é vermelho

    Por que escolher marcas de qualidade para revender no posto de combustível?

    ›››
  • Casal abastece carro em um posto de confiança deles, um posto da rede ALE

    Confiança: por que esse conceito é importante na hora de abastecer o carro?

    ›››
  • Posto de combustível de bandeira ALE com 2 frentistas sorrindo em frente

    6 vantagens que abastecer no posto ALE pode trazer para o seu veículo

    ›››