Revenda de combustíveis: guia com passo a passo para investir na sua

Data da publicação: 14/12/2020

Compartilhe:

A incidência de carros nas ruas e estradas tem se elevado significativamente, e é notável a necessidade de abastecimento desses veículos de forma segura e com combustíveis de qualidade. Os postos de gasolina têm a função de atender a veículos de todos os portes, com uma prestação de serviços que correspondam a um atendimento especializado e de maior eficiência.

Observando a necessidade crescente por um abastecimento de maior qualidade é que apresentamos neste artigo sobre revendedores de combustíveis, um guia com o passo a passo que orienta sobre as formas de investimentos favoráveis para a sua revenda.

Posicionamento no segmento de combustíveis

 

O posicionamento no segmento de combustíveis acontece de forma muito ampla, em que o público-alvo são todos aqueles que utilizam de veículos das mais variadas categorias, e cujo abastecimento é imprescindível para o funcionamento desses meios de transporte.

Embora tenha se percebido um número crescente de revendedores de combustíveis nos últimos cinco anos, nota-se igualmente, o aumento da utilização de transportes nas ruas e estradas brasileiras e que são fatores positivos para o mercado de revendas de combustíveis.

Os meios digitais para os processos de divulgação das revendas de combustíveis são muito importantes para o posicionamento desse segmento no mercado globalizado. No entanto, é necessário transpor as barreiras digitais e atingir o público-alvo em espaços estratégicos e acessíveis aos condutores desses veículos.

O posicionamento de um empreendimento de sucesso acontece a partir de sua infraestrutura que deve compreender a modernidade e inovação tecnológica para um melhor atendimento aos mais variados sistemas automotivos. Além desse fator, é necessário que se observe os preços competitivos como um ponto atrativo ao consumo pelo seu público-alvo.

Uma visão empreendedora se desenvolve quando a qualidade do atendimento também é relevante para o processo de crescimento da empresa. De nada adianta ter uma estrutura moderna e inovadora com preços acessíveis, se a qualidade do serviço e do atendimento não são correspondentes aos pontos positivos citados.

Revendas de combustíveis posicionadas de forma estratégica, acabam por possuir um tráfego continuado e significativamente crescente, de acordo com a qualidade e confiabilidade do produto oferecido para o usuário.

Localização

 

O segmento de revenda de combustíveis deve ser localizado em espaços de acessibilidade, pois os seus clientes e usuários são aqueles que passam com seus veículos pelos postos de combustíveis e, vendo a necessidade de abastecimento, chegam para realizar a compra.

Uma boa localização de revenda é em locais de movimento constante, como avenidas, ruas centrais com fluxo contínuo ou rodovias e, independente do perfil do cliente, os postos de combustível são necessários à um público de baixa, média e alta renda, tendo em vista que a utilização de veículos se amplia à todas as realidades sociais.

Infraestrutura

 

Alguns fatores são essenciais para a colocação de uma infraestrutura adequada aos postos de combustíveis e que necessitam de algumas especificações como:

Alguns estabelecimentos optam por prestar serviços de borracharia e atendimento na parte elétrica dos veículos. Para esse tipo de atividade, é necessário a utilização de mangueiras e máquinas para troca de óleo, assim como todas as demais ferramentas utilizadas para o conserto desses meios de transporte.

Formação de Equipes

 

É necessário para todo o empreendimento, ter uma equipe responsável e profissional. Assim, é essencial para a qualidade do atendimento que sua revenda conte com profissionais que consigam realizar as suas respectivas funções com resultados positivos tanto para a revenda quanto para o cliente.

Os profissionais devem ser qualificados para as funções que exigem maior atenção e conhecimentos específicos em relação aos equipamentos utilizados para o abastecimento e demais prestação de serviços. E o atendimento ao cliente deve proporcionar uma boa experiência, para que os clientes se sintam à vontade para retornar sempre que precisar.

Licenciamento

 

É necessário compreender que a abertura de uma revenda de combustíveis necessita de documentações específicas para o seu funcionamento e uma licença emitida pela prefeitura responsável pela região. Essas documentações variam de acordo com a localidade e com suas respectivas leis regionais.

A Agência Nacional do Petróleo, entretanto, estipula normativas que devem ser adequadas pela revenda para o armazenamento do combustível em uma estrutura segura e sem adulterações. Compreendem, para isso, as seguintes exigências:

Algumas localidades exigem licenciamento ambiental, conforme as determinações legais da região. É necessário que consulte sempre o sistema burocrático do município para que todas as documentações necessárias sejam adquiridas, evitando conturbações posteriores ao investimento realizado.

O destaque de uma revenda de combustíveis se dá a partir de muito empenho e um plano de ações eficiente, com a participação ativa de todos os colaboradores e a utilização dos meios burocráticos legais necessários.

Vai abrir uma revenda de combustíveis? Acesse o nosso site que nós te ajudamos! Oferecemos uma gama de benefícios diferenciados aos seus consumidores para, consequentemente, gerar mais receita ao seu posto.

  • Posts Relacionados

  • Posto ou loja de conveniência, quem nasceu primeiro?

    ›››
  • Como melhorar o recrutamento de pessoas em postos de serviços?

    ›››
  • Mão humana toca em imagem holográfica que representa um comércio.

    Veja o que a primeira parte da NRF 2021: Retail’s Big Show trouxe de melhor

    ›››
  • Frentista do posto ALE vende lubrificante de qualidade, da marca Mobil, para homem que está sorrindo dentro de seu carro, que é vermelho

    Por que escolher marcas de qualidade para revender no posto de combustível?

    ›››