7 dicas para fazer a limpeza do seu posto de combustível

Data da publicação: 18/11/2021

Compartilhe:

Quando você vai às compras e se depara com um ambiente sujo e desorganizado, você permanece no local? Assim como a maioria das pessoas, acredito que você opta por trocar de estabelecimento. Afinal, é o que acontece quando você não oferece um serviço de qualidade. Por isso, é muito importante manter o posto limpo para atrair mais clientes.

Para conquistar ou fidelizar um cliente, organização e limpeza são fundamentais. Por isso, antes de colocar qualquer estratégia ou plano de ação em prática, mantenha seu estabelecimento um local atrativo e que faça a diferença para quem o frequenta!

Para ajudar você nessa missão, listamos aqui 7 dicas para te ajudar. Continue a leitura e confira!

1 – Mantenha a limpeza visual para atrair mais clientes

A primeira dica e mais importante é evitar a poluição visual do seu posto de combustível. Cartazes velhos, faixas rasgadas, display com informações incorretas, adesivos fora do padrão ALE… tudo o que pode transmitir a ideia de descuido e afastar os clientes da sua loja.

Além disso, manter as comunicações internas atualizadas também é fundamental para não gerar reclamações. Como promoções ou descontos que já foram encerrados, por exemplo. Por isso, coloque no seu posto somente materiais padronizados, atuais e em bom estado de conservação

2 – Como retirar adesivos sem erro

Muitas vezes, retirar adesivos podem atrapalhar a imagem do posto. E isso acontece porque quando o adesivo sai, a cola fica e permanece uma imagem de descuido. Dessa forma, com o passar do tempo, pode acumular poeira e formar uma mancha escura no local. Mas, calma! Afinal, resolver isso é mais simples do que parece.

Após puxar o adesivo, basta umedecer um pano limpo com álcool ou qualquer produto de limpeza multiuso. Depois, passe o pano até tirar toda a cola e pronto! Em superfícies como azulejos, você pode usar desengraxante, detergente ou produtos multiuso. Mas use panos e estopas limpos para não manchar ainda mais.

Quando for limpar os adesivos aplicados sobre pintura automotiva, não use produtos abrasivos ou à base de solventes. Neste caso, é melhor usar apenas pano úmido e sabão neutro. Lembre-se também de retirar todo o sabão para não manchar a superfície!

Recomendamos sempre aplicar somente adesivos indicados pelos manuais da ALE e com a nossa identidade visual, justamente para não poluir visualmente o seu posto e manter um padrão. 

3 – Retire as manchas de graxa que sujam o posto

Às vezes, ao ter contato com os carros que abastecem e com outras ferramentas do trabalho, as mãos se sujam de graxa. O problema é que essa graxa gruda nas mãos e pode manchar outras ferramentas ou locais que você tocar.

Para evitar que isso aconteça, basta passar pasta desengraxante nas mãos e, depois, lavar abundantemente com água e sabão. Se as manchas acontecem em paredes, use um pano umedecido com produto multiuso. 

No caso de pilares e saias de bombas, primeiro limpe o local com pano úmido e sabão neutro. Logo em seguida, você pode aplicar cera automotiva. E lembre-se: não utilize produtos abrasivos ou à base de solventes.

4 – Fique livre das manchas de óleo e de combustível

Algumas manchas de combustível e óleo lubrificante podem deixar uma péssima impressão aos seus clientes. Afinal, com o tempo, a sujeira pode se espalhar por toda área de abastecimento e troca de óleo, deixando o ambiente com aspecto sujo e descuidado.

Por isso, se a mancha for no piso, invista em desengraxante para fazer a limpeza do local. Primeiramente, verifique no rótulo as recomendações para utilizar o produto da forma correta. Em seguida, despeje o produto no local da mancha, esfregue bastante utilizando a vassoura de piaçava ou outro equipamento apropriado para esse tipo de limpeza.

Após limpá-la, jogue água limpa no local e certifique-se de que nenhum resíduo ficou na pista. Se a mancha for na parede ou placas indicativas, basta umedecer um pano limpo com multiuso e passar no local.

Caso ela esteja nas saias de bomba e pilares, o primeiro passo é limpar o local com pano úmido e sabão neutro. Depois, passe uma estopa com cera automotiva e vá esfregando para tirar a mancha.

5 – Transforme a pista em um tapete de boas-vindas

A pista do posto é um tapete de boas vindas e, por isso, é importante mantê-la sempre limpa e organizada para atrair mais clientes. Para começar, o ideal é ter a frequência de varrer algumas vezes ao dia, pois evita o acúmulo de folhas e outras sujeiras.

Quando for lavar a pista, lembre-se de sinalizar o local com uma placa alertando que o piso está molhado. O mais recomendado é utilizar água, sabão em pó e esfregar com uma vassoura de piaçava. Depois, é muito importante enxugá-la por inteiro, para evitar o acúmulo de resíduos de produtos ou sabão.

A bomba de combustível é o centro das atenções da pista. Por isso, algumas sujeiras que acumulam-se nela podem prejudicar a imagem do seu posto. Assim, para limpá-la, retire a poeira com frequência usando um pano limpo e úmido.

Já para retirar as manchas de óleo, graxa ou combustível nas saias da bomba, também é recomendável limpar o local com pano úmido e sabão. Por último, passe uma estopa com cera automotiva.

E lembre-se, em hipótese alguma, molhe as bombas, filtros ou outros equipamentos na pista, pois você pode danificá-los.

6 – Tenha um banheiro modelo no seu posto

Banheiro limpo e organizado é agradável para todos, tanto para clientes quanto para seus colaboradores. Primeiramente, coloque as luvas de borracha e comece a limpeza pelas paredes. Existem removedores muito eficazes com aplicadores que facilitam o uso na hora da limpeza. Após deixar o produto agir, enxágue tudo para evitar as manchas.

Para limpar a pia e o vaso sanitário, comece sempre a limpeza pela parte externa, utilizando bucha e detergente. Agora, para limpar e desinfetar a parte interna do vaso sanitário, utilize cloro ou água sanitária e não se esqueça de deixar agir por alguns minutos.

A limpeza do chão do banheiro deve ser feita com sabão em pó e vassoura de piaçava. Porém, uma dica importante: não se esqueça de sinalizar e avisar que o chão está molhado! Afinal, precisamos que todo tipo de limpeza seja feita de forma segura para evitar riscos de acidentes.

Depois de enxaguar tudo após esfregar o sabão em pó no chão do banheiro, utilize o rodo para puxar a água e um pano para enxugar o chão. Contudo, certifique-se que nenhuma poça ficou para trás.

Além disso, manter uma boa aparência e cobrir o estoque dos equipamentos que ficam no banheiro também é essencial. Os espelhos, por exemplo, precisam ser lavados com pano limpo e álcool. E, claro, nunca deixe faltar papel toalha, sabonete e papel higiênico e mantenha o hábito de conferir sempre a reposição.

As fechaduras e as lâmpadas também devem estar sempre limpas e funcionando. Para finalizar, utilize produtos aromatizantes em spray e deixe com o cheiro agradável.

7 – Boas práticas para limpar com segurança

Para fazer a limpeza do seu posto de combustível, é preciso alguns cuidados com a segurança. Afinal, não queremos nenhum acidente de trabalho com a sua equipe. Por isso, quando estiver lavando a pista ou banheiro, sempre sinalize o local, indicando que o piso está molhado. 

A utilização de luvas também é muito importante para a proteção das mãos. E ao utilizar produtos de limpeza, proteja os olhos para evitar que respingos caiam neles. Porém, caso isso aconteça, basta lavar bem com água abundante e, se não resolver, procure ajuda médica imediatamente. 

Para os locais do posto que são de difícil acesso, como testeira, elipse e totens, é recomendável contratar uma limpeza especializada em manutenção da imagem de postos. Lembre-se, segurança em primeiro lugar. 

A sujeita sai e a qualidade aparece! Seguindo todas essas etapas, você terá mais facilidade em atrair mais clientes para seu posto de combustível e fidelizar os que já tem.

Gostou das nossas dicas? Então, nos siga nas páginas do Facebook, Instagram e Linkedin e veja mais dicas como essa, serviços exclusivos e novidades.

  • Posts Relacionados

  • Como gerir as redes sociais do posto de combustível

    ›››
  • Saiba tudo sobre o Sistema de Recuperação de Vapores de Combustíveis

    ›››
  • Treinamentos essenciais para a equipe de frentistas do seu posto de serviços

    ›››
  • A evolução dos clientes nos postos de serviços e o que eles mais desejam atualmente

    ›››