Economizar combustível: 10 dicas que vão te ajudar nesse processo

Data da publicação: 16/10/2019

Compartilhe:

Já teve aquela experiência de abastecer o carro e rapidamente esvaziar o tanque? Alguns detalhes na hora de conduzir o veículo são fundamentais para economizar combustível e garantir uma sobra de dinheiro para outras contas.

Fatores como passagens de marcha, manutenção veicular e aceleração brusca contribuem para o combustível sumir como um passe de mágica. Quer entender melhor? Então confira algumas dicas fundamentais para economizar combustível.

Acelerar só o necessário

Atraso para o trabalho, compras no supermercado, compromisso quase começando. São muitos os motivos que levam as pessoas a viverem a vida em intensa correria. Se você não faz parte da “Corrida Maluca”, então não precisa acelerar tanto na hora de dirigir.

Segundo pesquisas, conduzir acima dos 90 km/h aumenta muito o gasto de combustível. Se ultrapassar os 100 km/h então o valor chega a 25% a mais do que na primeira velocidade.

A dica é manter o velocímetro constante. Isto vai trazer economia para o bolso e segurança para sua vida e de quem estiver junto no veículo.

Use mais o freio do motor

Frear bruscamente também pode afetar o gasto de combustível. Se você vai estacionar mais na frente, tire o pé do acelerador antes. O freio do motor vai reduzir gradativamente a velocidade do veículo e de quebra economizar combustível.

Normalmente, as pessoas possuem uma lenda de que o motor em rotação é sinônimo de gasto de combustível. Mas, se o motorista reduzir as marchas e tirar o pé do acelerador, a injeção eletrônica entende que está desacelerando e reduz o envio de combustível para o motor.

Com a redução de marcha, as duas forças, motor e freio, estão trabalhando juntas para desacelerar o carro, com isso além de gastar menos combustível, você economiza entre 15% a 20% dos componentes internos.

E importante, nunca conduza com a marcha desengatada.

Troque a marcha de forma correta

Um motor exercendo mais força que o normal ou com a marcha muito fraca são pontos fundamentais para o gasto exagerado de combustível. Para que isto não ocorra, você deve usar a percepção.

A marcha deve ser trocada sempre que a resposta de aceleração do motor for lenta. Outra característica é o barulho do motor. Caso seja um som alto, como se ele estivesse “berrando”, a marcha está muito baixa para aquela velocidade.

Para facilitar, verifique o que consta no manual do proprietário sobre a troca de marchas.

Alinhe as rodas

Se o motor é o coração do carro, as rodas são seus pés. Já viu como elas estão? Sem o alinhamento correto, as rodas são literalmente arrastadas ao invés de girarem. Consequentemente, será mais difícileconomizar combustível.

O serviço de alinhamento é focado no ângulo das rodas, deixando reto em relação ao solo e paralelas entre elas. Com isso, o veículo fica mais estável, sai menos nas curvas.

Já o balanceamento também influencia no gasto de combustível. Sabe aquelas vibrações ou barulhos estranhos que às vezes aparecem no carro? Este serviço tem foco em acabar com estes problemas.

Verifique a qualidade do combustível

Você sabe, não é todo posto que disponibiliza combustível de qualidade. Entre os principais problemas de adulteração está o acréscimo indevido de álcool na gasolina. O etanol não está livre disto e pode ser “batizado” com metanol.

O inimigo silencioso pode afetar muito o desempenho do veículo e fazer com que o combustível suma, como num passe de mágica. Além disso, podem ser observados problemas como motor fraco e falhas para dar a partida quando o motor está frio.

Quem perceber que foi enganado pela qualidade do combustível abastecido pode fazer uma denúncia para a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Limpe o filtro de ar

Assim como você, os veículos precisam de oxigênio. Ao invés de respirar, o motor vai usar o elemento químico no processo de combustão. Mas se o componente estiver sujo, com detritos, o motor exigirá mais gasto de energia, o que leva a um consumo maior de combustível.

Normalmente, as informações sobre a troca do filtro de ar constam no manual de orientações cada veículo. Esta troca é indicada após uma quantidade de quilometragem rodada. Vale entender estes detalhes.

Feche os vidros do carro

“É melhor transitar com os vidros do carro abertos ou fechados?” Esta dúvida de abrir os vidros ou ligar o ar-condicionado é sempre um dilema. Para economizar combustível a resposta é: depende da velocidade do veículo.

Se o carro estiver a uma velocidade superior a 70 Km/h então é recomendado fechar os vidros. A porcentagem de gasto vai depender da aerodinâmica do modelo. Com os vidros abertos a 100 Km/h, um sedã consome aproximadamente 20% a mais, já um SUV 8% a mais.

Caso esteja a uma velocidade menor, manter vidros abertos e o ar desligado faz o condutor ter uma economia de combustível. Agora é claro que, em um dia quente no trânsito parado, você vai optar pelo ar ligado, não é mesmo?

Cuidado com o excesso de peso

Pai, mãe, tio, sogra, papagaio e aquela mala pesada. Opa, alguém vai pagar a conta do excesso de peso. Quanto mais carregado, mais combustível o veículo vai precisar para manter a performance.

Isto acontece, pois o peso requer mais aceleração para que ocorra o movimento, gerando mais combustão. Então, antes de pegar no volante já sabe, verifique se tudo que você traz será necessário, como cadeirinha de bebê, garrafas, malas e outras bagagens, para assim economizar combustível.

Troque as velas

Promover a queima de combustível para o motor. Este é o objetivo das velas, componentes fundamentais, mas que sofrem desgaste com o tempo. Sem o funcionamento adequado, este item afeta diretamente a economia.

O ideal é que as velas e os cabos delas sejam verificados a cada 10.000 Km. Se necessário, os itens devem ser trocadas, de acordo com o manual do veículo.

Na hora de abastecer o seu veículo, conte com a ALE

Agora que você entendeu as formas para economizar combustível já sabe: para abastecer ou dar uma paradinha na loja de conveniência, pode dar uma passada nos Postos ALE. Encontre um posto perto de você.

  • Posts Relacionados

  • Por que é preciso estar atento com a qualidade do combustível na hora de fazer uma viagem?

    ›››
  • Casal abastece carro em um posto de confiança deles, um posto da rede ALE

    Confiança: por que esse conceito é importante na hora de abastecer o carro?

    ›››
  • Posto de combustível de bandeira ALE com 2 frentistas sorrindo em frente

    6 vantagens que abastecer no posto ALE pode trazer para o seu veículo

    ›››