Quais sinais o veículo apresenta que podem estar relacionados a falta de combustível?

Data da publicação: 14/10/2022

Compartilhe:

Indiferente de ser gasolina, álcool, diesel ou outro tipo de combustível, o veículo só se locomove quando está abastecido. Existem diversos tipos, como detalhamos neste post.  Por isso, é importante saber os indícios de que esse combustível está acabando, seja qual for o tipo de veículo, pois todos correm o risco de “pane seca” quando não há o abastecimento.

O termo “pane seca” se refere ao automóvel que fica sem nenhum combustível na via, interrompendo o fluxo dos carros e colocando em risco a segurança do trânsito. Quando isso ocorre, o condutor é sujeito à infração média, podendo pagar uma multa no valor de R$ 130,16, além de 4 pontos na carteira.

Entretanto, antes disso acontecer, o veículo dá alguns sinais alertando sobre a possível falta de combustível. Continue lendo para descobrir alguns deles e quais são os seus perigos.

Luz do painel acesa

Todos os veículos contém um painel com a presença de um indicativo do combustível. Quando o combustível está acabando, ou seja, chegando na reserva, a luz de advertência se acende no painel e indica ao condutor de que é preciso abastecer. Saiba aqui como decifrar as outras luzes do painel.

Desligamento do veículo

Como o veículo é movido por combustível, quando a bomba fica vazia, consequentemente, fica impossível dirigir. O motor fica mais “fraco” e começa a falhar, até parar completamente. É a chamada “pane seca”, termo que explicamos acima.

Freios e a direção hidráulica começam a dar problema

Outro sinal da falta de combustível é o surgimento de problemas em relação ao freio e a direção hidráulica. Eles começam a ficar mais “duros” e mais difíceis de serem manuseados, o que pode significar pouco combustível na bomba.

Problemas de dirigir com o combustível na reserva

É muito comum as pessoas dirigirem com o combustível na reserva, principalmente nos últimos tempos, em que os valores estão elevados. No entanto, nem todas sabem o risco que estão correndo, tanto relacionado à vida, quanto relacionado à saúde do veículo.

Quando se dirige frequentemente com o tanque na reserva, entra mais ar no sistema, o que pode fazer com que o motor falhe durante o percurso. Assim, deixa os que estão na via e o próprio condutor em risco, já que existe o perigo de acidentes.

O superaquecimento da bomba elétrica do sistema também pode acontecer, pois ela é refrigerada pelo próprio combustível, então quando não tem a quantidade suficiente, a bomba trabalha sem resfriamento. Além disso, o tanque também pode ficar com acúmulo de sujeira e outros detritos, o que causa o entupimento de filtros e bombas.

A qualidade também é importante

Além de manter o tanque abastecido, também é necessário se atentar a qualidade do combustível. Afinal, existem combustíveis que são adulterados, o que também contribui para uma má performance do motor.

Por isso, abastecer nos postos ALE é garantia de combustível de qualidade, devido ao rígido controle de testagem, que conta com vários parâmetros e é testado por diversos profissionais.

Gostou dessas dicas? Então, entre em nosso site e veja onde encontrar um posto Ale mais próximo de você!

  • Posts Relacionados

  • Hidrogênio verde: entenda essa fonte de energia sustentável

    ›››
  • Alinhamento e balanceamento: O que é e para que serve

    ›››
  • Novidades no Programa Livelo da ALE Combustíveis

    ›››
  • Você já participou da promoção “Abasteceu, Marcou, Ganhou”?

    ›››