5 maneiras de destacar seu posto de combustível da concorrência

Data da publicação: 18/04/2022

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A competitividade entre empresas é importante para qualquer mercado. Afinal, se tem uma grande concorrência no setor, significa que existe uma alta demanda do produto/serviço. Porém, é preciso se destacar para vender mais no posto de combustível.

Isso beneficia os empreendedores, que em virtude dessa competitividade, se tornam inovadores. Dessa forma, os gestores, profissionais e toda a equipe precisam buscar se reinventar sempre para se destacar da concorrência.

Apesar de necessária, essa tarefa não é tão fácil quanto parece. Para isso, é preciso fazer uma análise dos concorrentes diretos e indiretos e elaborar estratégias para se destacar entre eles. Mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar nessa missão.

Continue a leitura e descubra formas de destacar o seu posto de combustível da concorrência!

1. Conheça o mercado

Sabe aquele ditado “mantenha os amigos perto de você e os inimigos mais perto ainda”? Podemos aplicar nessa situação. Não que os seus concorrentes sejam seus inimigos. Porém, competem com você e, por isso, é importante conhecê-los.

Analise o mercado em que seu negócio está inserido e seus concorrentes. Portanto, estude como eles fazem o atendimento, os produtos vendidos, os valores praticados, horário com maior movimento, os públicos etc. 

A análise será importante para você criar as suas próprias ideias e estratégias para seu negócio. Afinal, você vai absorver o que achou mais interessante de cada concorrente que visitou.

2. Invista no atendimento personalizado

Hoje em dia, as marcas que mais se destacam no mercado são as que proporcionam aos seus clientes a melhor experiência. Netflix, Nubank, iFood, entre diversas outras, são exemplos reais de como o customer experience aumenta a popularidade de uma empresa.

Para seu posto de combustível se destacar, é quase obrigatório garantir que a experiência do cliente seja impecável. Assim, a qualidade do atendimento auxilia na fidelização dos consumidores e na valorização das marcas. 

O papel do empreendedor e gestor do estabelecimento é se certificar que isso está sendo feito por parte dos funcionários. Mas para isso, precisa oferecer todo suporte necessário. Como treinamentos, pesquisas de atendimento ao cliente, troca de informações etc.

Algumas dicas de um bom e velho atendimento é oferecer as melhores soluções ao cliente de forma educada, rápida, prestativa e atenciosa. 

3. Tenha uma loja de conveniência

Já escrevemos aqui o quanto oferecer uma loja de conveniência diversificada no seu posto de combustíveis se diferencia dos concorrentes. Ainda mais se seu posto tiver uma localização estratégica. 

Da mesma forma que será feito a análise para estudar o mercado de postos de combustíveis, faça também com as lojas de conveniência. Estude o que e como os seus concorrentes oferecem seus produtos/serviços em suas conveniências.

Aliás, é importante saber se os outros postos de combustíveis disponibilizam lojas de conveniência. Se não, esse já será um grande destaque do seu estabelecimento. E o momento certo para montar uma!

4. Crie programas de fidelidade

O que o consumidor mais gosta? Se você não pensou em desconto, você não conhece seu próprio público! Por isso, é importante promover campanhas, promoções, descontos exclusivos, fazer parceria com cashbacks etc.

Os benefícios em criar um programa de fidelidade são vários, como fidelizar a clientela, proporcionar a experiência personalizada citada nos tópicos anteriores, além de atrair mais consumidores. Afinal, quando uma pessoa se identifica e gosta do atendimento/serviço, ela recomenda para mais pessoas. É o famoso marketing boca aboca.

5. Não se esqueça do marketing

Além do marketing boca a boca, é preciso também investir em campanhas de marketing. Quando um consumidor gosta da sua marca, ele irá te acompanhar em qualquer lugar, inclusive na internet. 

Por isso, investir em marketing digital é uma ótima estratégia para vender mais no posto de combustível. Existem diversos canais, como produzir conteúdo para as redes sociais, além de criar anúncios para suas campanhas chegarem ao seu público alvo. 

Fazer um site do seu posto de combustível também pode ser um diferencial, principalmente se você também produzir conteúdo relevante para o seu público. Além disso, permite que você invista em Google Ads, o que pode atrair mais clientes.

Além do marketing digital, o off-line também é valioso. Placas e panfletos informativos, anúncios em outdoors, propagandas em rádios e jornais, são alguns exemplos. Confira se sua concorrência faz esse tipo de investimento e estude o mercado antes. 

O que você achou das nossas dicas para destacar seu posto de combustível da concorrência? Elaboramos essas soluções para que você consiga vender mais no posto de combustível, fidelizar seus clientes e aumentar a reputação da sua marca.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre essas e outras soluções para deixar seu estabelecimento ainda mais acessível!

Ah, e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais! Nas nossas páginas do Facebook e Linkedin postamos mais dicas para você otimizar sua gestão. 

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