Qual o melhor Diesel para minha frota de veículos?

Data da publicação: 25/05/2021

Compartilhe:

O óleo diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. Ele é utilizado por ônibus, trens, caminhões, transportes marítimos, máquinas agrícolas e tem um desempenho muito superior a outros produtos, sendo o mais procurado.

Além do desempenho, o diesel apresenta outras vantagens em relação aos demais combustíveis. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de diesel e que a escolha correta para a sua frota de veículos pode significar economia e melhor desempenho?

Conhecer bem essas particularidades é fundamental para todo gestor de frotas, afinal, essas diferenças podem impactar diretamente no seu negócio.

Por isso, preparamos esse post para você entender as características de cada tipo de diesel e como escolher o melhor para a sua frota de veículos. Acompanhe!

Do que o diesel é feito?

 

O óleo diesel é um combustível obtido a partir da destilação fracionada (refino) do petróleo. Recebeu esse nome em homenagem ao engenheiro alemão Rudolf Diesel, que inventou um meio mecânico para explorar a reação química originada da mistura de óleo e do oxigênio presente no ar, capaz de produzir uma forte explosão quando comprimida.

Vantagens de usar diesel

 

Uma das principais vantagens dos motores a diesel é que o consumo de combustível chega a ser 35% menor se comparado, por exemplo, à gasolina. Além disso, ele possui maior força, isso explica sua larga utilização por caminhões, carretas transportadoras e máquinas.

Diferenças entre os óleos diesel

 

Para começar a entender as características de cada tipo de diesel é necessário pensar que existe o diesel produzido através do refino do petróleo e o biodiesel, o qual é fabricado a partir de fontes renováveis — óleo de soja, gordura animal, óleo de algodão —, e pode ser usado em carros ou em qualquer veículo com motor diesel.

A mistura do biodiesel ao óleo diesel é obrigatória desde 2008. Os percentuais aumentam em determinados períodos. Atualmente, a porcentagem obrigatória é de 12% no combustível comercializado aos consumidores.

A partir dos seus componentes é possível classificar o óleo diesel comercializado no Brasil de duas formas:

Óleo Diesel A: proveniente de processos de refino de petróleo sem a adição de biodiesel;
Óleo Diesel B: é o diesel tipo A que recebe a adição de biodiesel.

A alta procura pelo produto e as constantes atualizações nas normas de emissão de poluentes fazem o mercado oferecer diferentes categorias de óleo diesel. Os dois tipos de óleo diesel mais populares e mais acessíveis no mercado são: o Diesel Comum, também chamado de S500, e o Diesel S10.

O nome de cada tipo de diesel já sugere uma diferença entre eles: o Diesel Comum, ou S500, possui 500 partes de enxofre por milhão, enquanto o S10 contém apenas 10 partes por milhão. Como já foi dito, ambos os tipos possuem 12% de Biodiesel em sua composição.

No Brasil, a ALE Combustível foi a primeira distribuidora a comercializar o diesel com 5% de biodiesel, combustível menos poluente. Esse pioneirismo reforça a consciência ambiental da ALE. A preservação do meio ambiente sempre foi tratada com prioridade absoluta e pauta todo o processo de crescimento da empresa.

Para que você possa escolher o tipo de combustível ideal para a sua frota, conheça mais sobre eles nos tópicos abaixo.

Diesel S500

 

Como você viu no tópico anterior, a principal diferença entre os óleos diesel disponíveis no mercado é a quantidade de enxofre por milhão presentes nas composições. Contudo, a presença do enxofre no óleo diesel pode afetar diretamente o desempenho do motor, o nível de emissões de gases poluentes na atmosfera e o veículo em que cada um deve ser utilizado.

O tipo mais simples de diesel, o S500, não apresenta nenhum aditivo e possui coloração avermelhada, devido ao corante, pigmento de utilização obrigatória de acordo com a regulamentação estabelecida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Também é importante citar que o diesel S500 possui número de cetano igual a 42, enquanto o S10 conta com 48, o que consequentemente oferece uma pior capacidade de combustão.

Além disso, a combustão do óleo diesel faz com que o enxofre presente no combustível reaja com oxigênio, produzindo o dióxido de enxofre (SO2), substância altamente nociva à vida humana e ao meio ambiente.

E não para por aí, o SO2 também causa o mau funcionamento do catalisador, afetando sua capacidade de reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio e outras partículas.

Por fim, a utilização do Diesel S500 é recomendada aos veículos movidos a diesel fabricados até 2012, já que o motor não tem capacidade para absorver e nem reproduzir todas as qualidades e efeitos positivos do S10, por ser uma peça mais antiga.

Características técnicas do Diesel S-500:

• Teor de enxofre: 500 ppm;
• Massa Específica: 815,0 a 865,0 kg/m3;
• Número de Cetano: 42.

Diesel S10

 

A principal característica do Diesel S10 é que ele possui teor de enxofre máximo de 10 mg/kg, reduzindo a emissão de partículas nocivas como SO2 e sendo menos danoso ao meio ambiente.

O diesel S10 também possui número de cetano igual a 48. O que oferece uma melhor capacidade de combustão, contribuindo para um desempenho superior do motor. Outro fator de extrema importância é sua capacidade solvente de sujeiras, devido à maior presença de hidrogênio.

O aspecto apresentado pelo Diesel S10 é transparente podendo chegar a uma tonalidade mais amarelada.

Para veículos rodoviários movidos a diesel produzidos a partir de 2012, o uso do óleo diesel B S10 é obrigatório, pois esses motores estão especificados para cumprir com as determinações de emissões da fase P7 do Proconve.

Características técnicas do Diesel S-10:

• Teor de enxofre: 10 ppm;
• Massa específica: 815,0 a 850,0 kg/m3;
• Número de Cetano: 48.

Escolha a ALE como a sua distribuidora

 

Agora que você já conhece as características de cada tipo de diesel, escolha uma distribuidora que possa atender às necessidades do seu negócio e garantir que a sua frota tenha sempre o melhor desempenho.

A ALE é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil e estamos prontos para oferecer ao seu negócio todos os serviços, logística e operações dos mais altos padrões de qualidade. Você que é um grande consumidor, pode contar com nossa parceria para otimizar os resultados da sua empresa.

Oferecemos um catálogo de produtos, serviços e oportunidades que favorecem a eficiência de sua operação. Além disso, estamos sempre inovando para seguirmos próximos do seu dia a dia e potencializar o desempenho do seu negócio.

Também contamos com uma frota própria para garantir que seu pedido seja entregue da maneira que você pediu e sempre dentro do prazo estabelecido. E se você precisar de condições especiais de pagamento, empréstimos ou financiamentos a ALE também é a parceira ideal.

Nossa empresa ainda tem muito mais a oferecer, entre em contato com o nosso setor comercial para entender todas as vantagens de ser parte da família ALE.

  • Posts Relacionados

  • Conheça ferramentas que facilitam a sua rotina e ajudam no abastecimento e controle de sua frota

    ›››
  • 12 mitos e verdades sobre combustíveis

    ›››
  • Mão masculina digita em teclado que contém dados holográficos sobre si, o que representa a recuperação do negócio após solicitar um empréstimo ou financiamento.

    Como a ALE pode ajudar na recuperação do seu negócio? Entenda a diferença entre empréstimos e financiamentos

    ›››
  • Está precisando de condições de pagamento flexíveis para seu negócio?

    ›››