7 passos indispensáveis para ter um posto de combustíveis de sucesso

Data da publicação: 15/03/2021

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O que todo empresário quer ter é um negócio próspero. E revendedores não são diferentes. Mas, e aí? Como ter um posto de sucesso? A verdade é que não é um caminho tão fácil, é preciso determinação e muito trabalho.

Antes de mais nada, é fundamental que haja profissionalização de todos os processos. Isso é tão importante quanto trabalhar para aumentar a receita a fim de que a saúde financeira do posto seja saudável.

É preciso ter uma equipe trabalhando em sinergia com os objetivos do negócio, frentistas com metas de venda estipuladas e alvos e metas estabelecidos. Pensando nisso, separamos 7 dicas fundamentais para ter um posto de sucesso. Veja!

1. Estabeleça alvos e metas

 

Estipular alvos e metas e iniciar o trabalho voltado a atingi-los ainda é uma dificuldade muito presente. Muitos donos de postos não querem ter esse trabalho, apesar de ser essencial para ter bons resultados.

É preciso fazer medições de desempenho diárias, dar feedbacks para equipe e, muitas vezes, selecionar apenas os melhores para continuar no negócio. Você, revendedor, deve sair da zona de conforto, caso contrário as receitas não vão crescer.

2. Conte com uma boa equipe

 

Um dos passos para implementar alvos e metas é contratar vendedores de pista. Não existe mais o frentista tradicional, que era a pessoa que ficava parada em frente a bomba esperando o carro para abastecer. Invista no treinamento desses colaboradores, oferecendo cursos e capacitações.

3. Tenha uma boa loja de conveniência e troca de óleo

 

Com bons vendedores, você pode focar em produtos premium e fazer com que cada departamento do posto rentabilize mais, tendo uma boa troca de óleo e boa loja de conveniência, por exemplo.

Um posto de sucesso não pode ser dependente apenas da venda de gasolina, etanol e diesel, que já não trazem mais margens como antigamente.

A loja de conveniência se tornou muito relevante. A margem da venda de combustíveis gira em torno de 4 a 6%. Já uma loja de conveniência Entreposto, por exemplo, que tem um modelo muito interessante, se bem gerenciada pode ter margens acima de 35%.

A troca de óleo é outro exemplo de serviço que pode agregar e contribuir para alcançar a meta estipulada. A ALE Express, por exemplo, é um modelo de loja que, além do bom atendimento, disponibiliza uma ótima estrutura para o cliente.

4. Tenha um inventário

 

Para ser um posto de sucesso é claro que é necessário ter lucro, desse modo, é preciso cortar despesas e aumentar as fontes de renda.

Para ajudar nisso, é fundamental fazer um inventário, que é uma ferramenta importante para gerenciar pequenas coisas. De uma maneira bem simples, o inventário é assim: comprei 10, vendi 5 e tenho 5 no estoque.

As lojas de precisam fazer seu inventário diariamente, no turno da manhã e da tarde, pelo menos dos produtos mais vendidos, caso contrário pode haver perdas significativas no final do mês.

Já para os produtos de maior valor do posto, indicamos que o levantamento seja feito uma vez por semana. E, por fim, uma vez por mês deve ser feito um levantamento geral, um verdadeiro pente fino.

5. Revise a folha de pagamento

 

Além do inventário, é preciso olhar para a folha de pagamento, que representa mais de 40% do DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício).

O foco não é cortar funcionários, mas estar atento às possibilidades de gerir a folha de maneira menos onerosa. Por exemplo, não é mais obrigatório pagar horas extras, o revendedor pode implementar o banco de horas.

Outro ponto é o pagamento de vale-transporte a funcionários que se deslocam de carro ou moto, ele só é obrigatório para quem utiliza transporte público.

Lembre-se também de avaliar os funcionários recém-contratados para que, caso tenha que desligá-lo, faça isso durante o período de experiência. Isso doerá menos no bolso.

6. Faça a manutenção do local

 

O caminho para ter um posto de sucesso também passa pela manutenção. Troca de lâmpadas, bico de abastecimento, pintura de solo, pequenos reparos em geral devem ser feitos assim que surgirem os problemas. A manutenção preventiva é sempre mais barata.

7. Fidelize os clientes pelo simples

 

Outro ponto de atenção para alcançar o sucesso é ter um objetivo fundamental: fidelizar clientes. Para isso, toda a estrutura do posto deve estar voltada ao consumidor, e não é preciso muita coisa para isso:

• Mantenha os banheiros sempre limpos;
• Deixe a pista organizada e limpa;
• Invista na segurança;
• Cheque as bombas com regularidade;
• Tenha produtos premium e de qualidade;
• Ofereça um bom atendimento.

Ter um posto de alta performance é possível. Para conquistá-lo, o revendedor precisa ter em mente a importância da diversificação de produtos e serviços; oferecer qualidade, segurança e comodidade; ter uma equipe entrosada, treinada e pró ativa; e focar na fidelização do cliente.

Esses são passos importantes e que vão resultar no aumento das suas receita e, consequentemente, em um posto de sucesso!

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