Tags desse post:
Você sabe o que é ESG? Imagino que já tenha ouvido falar sobre ele em conversas com outros empresários ou até mesmo em algum texto na internet. O ESG pode parecer complexo de entender, mas na prática é muito simples e provavelmente você já executa algumas das ações no seu posto de gasolina. Vamos entender?
O que é ESG?
É a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, traduzido para o português como Meio Ambiente, Social e Governança. Surgiu no mercado financeiro em 2004 para ajudar empresas a gerar impacto positivo na sociedade, reduzir riscos, melhorar o relacionamento com seus clientes, fornecedores, colaboradores e com a comunidade na qual está inserida.
Na prática, o ESG é um conjunto de normas, padrões, metodologias e ações que auxiliam as empresas que estão atentas às mudanças do mundo contemporâneo, bem como a preocupação em ser socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.
Esses conjuntos de normas aplicadas na organização demonstram para os investidores que a empresa está preocupada e atuante com as questões ambientais, sociais e de governança, e se tornam mais atrativas para receber investimentos.
Em um mundo cada vez mais conectado em solucionar questões ambientais, as organizações têm participação ativa na transformação da sociedade e em promover um lugar melhor para se viver em comunidade. Por isso, as agendas ligadas ao ESG deixaram de estar relacionadas apenas ao interesse em atrair investimentos, mas a pensar cada vez mais nas responsabilidades ambientais por entenderem a importância de preservar o meio ambiente.
Mesmo as empresas que não possuem capital aberto estão adotando o ESG para melhorar o clima organizacional, valorizar seus colaboradores, melhorar o relacionamento com os fornecedores, ajudar a desenvolver a comunidade e a gerir melhor os seus negócios.
Para o mercado de combustíveis, absorver as práticas ESG demonstra responsabilidade com os clientes, os profissionais do setor e o meio ambiente, além da preocupação em construir uma empresa mais responsável e atualizada.
Como aplicar os pilares do ESG no meu posto de gasolina?
Se o seu posto tem implementado o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) você já está no caminho certo nas medidas de Environmental (Meio Ambiente) do ESG. Criar medidas para diminuir o impacto causado no meio ambiente é um importante passo.
Ter um tratamento correto do combustível e atento ao derramamento no solo e seus derivados para não contaminar os lençóis freáticos e rios, tratamento adequado de resíduos produzidos, como a reciclagem, por exemplo, cuidados para evitar incêndios e explosões são ações que fortalecem o ESG no seu posto. Outra ação efetiva é apoiar projetos do seu bairro ou cidade que preservam o meio ambiente.
No Social, a sua empresa preza pelo bem-estar dos seus colaboradores? É preciso incentivar o envolvimento dos funcionários e a participação no dia a dia da organização. Entender se o salário é justo e compatível com o mercado em relação às atividades praticadas na empresa, além de oferecer benefícios e vantagens como forma de valorizar a equipe que ajuda a construir, a cada dia, uma empresa melhor e mais atuante.
O ESG também está no relacionamento com os fornecedores e busca fazer negócios e parcerias com outras empresas que também estão conectadas com as boas práticas sociais.
Já em Governança é avaliado a qualidade da administração. Na prática, é observado como o dono (ou os donos) faz a gestão do posto de gasolina e se busca atender os interesses das várias partes interessadas da empresa, como dos colaboradores, clientes e fornecedores.
A administração do posto de gasolina tem transparência financeira e contábil? Apresenta relatórios completos e honestos? Todos esses pontos direcionam para uma boa gestão.
O ESG é uma boa opção para o meu posto de gasolina?
Vemos no nosso dia a dia que o mundo não para de mudar e se atualizar às novas necessidades. É fundamental para uma empresa continuar no mercado cada vez mais competitivo, independente do setor.
A sociedade está ligada em empresas que possuem responsabilidades sociais e isso inclui o cuidado com o meio ambiente, como vimos em Environmental. Mas, para além de todos os conceitos e motivos apresentados neste artigo, existem outros aspectos que também são influenciados pela implantação do ESG.
Veja também: ALE Energy – O combustível que rende mais
As medidas de ESG bem aplicadas têm influência direta na redução de custos porque possuem uma boa gestão e administração eficiente. Também são empresas competitivas e inovadoras, já que possuem capacidade de reter talentos e investir em novas tecnologias e métodos de gestão, graças à boa execução do Social.
Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin! A ALE auxilia os clientes com programas, treinamentos e outros incentivos sempre interligados ao melhor relacionamento com a sociedade e o meio ambiente.
Guia de Segurança na Estrada: Confira 14 dicas de Boas Práticas para Motoristas
›››Como preparar os frentistas para o nosso Programa de recompensas Livelo
›››Diversificação de serviços: Aumente a rentabilidade do seu posto com soluções além dos combustíveis
›››Atendimento do posto de combustível: 5 dicas infalíveis
›››