Como vender mais gasolina aditivada no meu posto de combustível?

Data da publicação: 17/01/2022

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Você conhece o diferencial da gasolina aditivada? É muito importante que gestores e donos de postos de combustíveis saibam a diferença entre cada combustível, principalmente para saber o jeito certo de vendê-los. Afinal, para ter sucesso nas vendas de um produto, é preciso conhecê-lo, tanto suas qualidades quanto defeitos.

A gasolina aditivada oferece diversos benefícios para os motoristas, como o aumento da performance e rendimento do veículo. Além disso, ela também protege e lubrifica as partes internas do motor e ajuda na limpeza.

Mas para estimular a venda deste produto, quem está na linha de frente do seu posto precisa estar treinado para oferecê-lo: os frentistas. Dessa forma, elaboramos algumas dicas dessa e de outras estratégias para potencializar as suas vendas de gasolina aditivada. Continue a leitura!

Treine a sua equipe

Apesar das vantagens citadas, não é muito comum os clientes pedirem gasolina aditivada assim que chegam para abastecer. Afinal, ela é um pouco mais cara que a comum e não tão conhecida quanto. Porém, com o argumento certo, é possível convencer o motorista que o custo-benefício vale a pena.

O cliente precisa conhecer o produto que está interessado, pois só assim é gerado confiança para finalizar a compra. Por isso, organize um dia de treinamento com seus colaboradores e evidencie todos os benefícios e diferenciais da gasolina aditivada, pesquise argumentos de venda e marketing para atrair mais pessoas.

Dessa forma, eles vão estar preparados para demonstrar todos os pontos estratégicos para o cliente sair de lá encantado com a gasolina aditivada, e ainda recomendado para amigos e familiares. 

Também é interessante você incentivar a sua equipe para aumentar os resultados. Por exemplo, o funcionário que mais conseguir vendas da gasolina aditivada ganha um dia de folga durante a semana.

Assim, eles ficaram ainda mais entusiasmados em aprender e compartilhar esse conhecimento com os clientes. Outras metas podem ser criadas, contanto que uma pessoa, ou você mesmo, fique responsável por gerenciar.

Crie programas de fidelidade

Assim como a sua equipe, os clientes também precisam ser incentivados a comprar a gasolina aditivada. Além dos argumentos de vendas que serão passados por meio dos frentistas, criar outras estratégias são importantes para poder recorrer a outros métodos, caso um não dê certo.

Portanto, uma dica nossa é criar programas de fidelidade. Afinal, quem é que não gosta de ganhar algo em troca ao comprar um produto ou adquirir um serviço? Os programas de fidelidade ajudam a estreitar o seu relacionamento com o cliente, além de terem mais um motivo para indicarem a amigos e clientes.

Esse tipo de programa é fundamental para atrair mais clientes e fidelizar os que você tem. Afinal, para se tornar fiel, um cliente valoriza o atendimento, a qualidade dos produtos e serviços, o preço e os diferenciais da sua marca.

Cashback

O cashback vem ganhando muita popularidade no Brasil nos últimos anos. Diversas empresas e comércios vêm fazendo parcerias com essas carteiras digitais, que são ambientes virtuais que possibilitam transações entre os aparelhos móveis de forma rápida e prática. E ainda ganhando “dinheiro” em troca.

Assim como nos programas de fidelidade, o cliente que utiliza desse meio de pagamento tem um retorno financeiro, mesmo que pouco, mas que ele já vê como uma vantagem que poderá ser usada futuramente.

Para isso, é preciso adotar as carteiras digitais, como o Ame, PicPay ou Méliuz, entre diversas outras que existem no mercado. Dessa forma, se o cliente optar por fazer o pagamento por meio da carteira digital, ele pode receber um desconto de acordo com o valor de sua preferência.

Lembre-se: treine sua equipe para que o frentista esteja preparado para oferecer todas essas opções ao cliente e descobrir qual é a melhor opção, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Outra opção é investir em flyers para chamar atenção dos motoristas sobre esses benefícios em adquirir a gasolina aditivada.

Acompanhe o retorno das vendas

Para saber se essas estratégias estão dando resultado, é preciso acompanhar as vendas. Só assim é possível entender quais estratégias devem permanecer e quais devem ser adaptadas. 

E para facilitar essa gestão, conte com uma plataforma digital. Trazer um controle automatizado para seu posto de combustível só trará benefícios! Com ele, é possível avaliar o desempenho da equipe, gerar relatórios, saber como está a evolução das vendas e muitos outros detalhes. 

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