7 estratégias de marketing para o posto de combustível

Data da publicação: 06/04/2022

Compartilhe:

Já pensou por qual motivo você compra em um estabelecimento e não em outro? Existem diversas razões para que as pessoas tenham suas preferências. Contudo, quando a empresa tem um diferencial competitivo marcante, geralmente ela é mais escolhida entre a concorrência. 

Um desses diferenciais pode ser implementar um planejamento de marketing no seu posto de combustível. Afinal, quantos postos você conhece que têm uma estratégia de marketing  bem definida e consolidada no mercado? Não são muitos, não é?

Muitos dos postos de combustíveis não se preocupam em investir nessa área. Talvez porque pensam que os seus clientes já estão fidelizados e os novos vão ser adquiridos por marketing boca-a-boca, além dos que entram no posto quando estão passando no local onde é localizado. 

Apesar de que dá pra se manter dessa forma, sempre informamos aqui como é importante elaborar estratégias para aumentar o faturamento e lucros da sua empresa, por meio da captação de novos clientes e fidelização do público. E quando o marketing é bem planejado, executado e analisado, é possível ter todos esses benefícios.

Pode parecer um pouco complicado no início, mas com o direcionamento certo, é possível fazer um planejamento de marketing bem elaborado! Para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira!

Conheça o seu público-alvo

Identificar o perfil do seu consumidor é uma informação extremamente valiosa, principalmente nos dias atuais. Afinal, quanto mais você conhece os seus hábitos de consumo, necessidades, interesses e dificuldades, mais fácil fica o direcionamento do serviço e produto que seu cliente precisa.

Quando se oferece uma experiência personalizada, as chances dele voltar mais vezes, se tornando um cliente fiel, são bem maiores. Por isso, é fundamental conhecê-los. Mas, como fazer isso?

Uma dica da ALE é criar um formulário online – para facilidade no acesso a todos – com todas as informações que você julga necessária para seu posto de combustível. Existem diversas plataformas online que oferecem formas de criá-los gratuitamente.

O próprio Google disponibiliza o Google Forms, que é muito útil para fazer formulários rápidos, práticos e precisos. No questionário, coloque perguntas como idade, sexo, redes sociais que a pessoa mais usa, quais são as suas principais dificuldades etc. 

Invista em marketing digital

Hoje em dia, é difícil abordar sobre marketing e não citar o marketing digital. Afinal, estamos na era mais conectada de todas. Por isso, é fundamental que seu posto de combustível esteja online.

O marketing digital é um conjunto de atividades estrategicamente elaboradas para a internet, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. No entanto, para cada tipo de negócio, é possível escolher os canais online que fazem mais sentido para seu objetivo.

Como estamos tratando de um posto de combustível, destacamos que ter um site ativo e bem elaborado, perfis nas redes sociais atualizadas, conta no Google Meu Negócio para facilitar o acesso e WhatsApp Business para o contato com os clientes são estratégias fundamentais. 

Site

Quantas vezes por semana você abre o Google para pesquisar sobre algo de seu interesse? Não só você, como milhões de pessoas no Brasil têm esse costume. De acordo com o levantamento feito pela plataforma Cuponation, o Brasil fica em segundo lugar quando o assunto é buscas no Google.

Dessa forma, ter um site é como a porta de entrada para mais pessoas visitarem seu posto de combustível. Com as estratégias certas de SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, seu site vai estar nos primeiros lugares do Google e muitas pessoas o encontraram por meio da internet.

Dentro da plataforma, é possível divulgar seus produtos e serviços, demonstrar seu diferencial e criar autoridade. Além disso, é importante contar um pouco da história de como tudo começou, citar a missão, visão e valores; colocar os dados da empresa; números de contato e ter um layout bem funcional e bonito visualmente.

Google Meu Negócio

Outra possibilidade de ter sua empresa encontrada digitalmente pelo seu público é cadastrá-la no Google Meu Negócio. A plataforma disponibiliza algumas informações muito importantes para seu cliente, como localização, horário de funcionamento, avaliação do atendimento, comentários, meios de contato, inserção do site, dentre outras.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta incrível que pode gerar mais interação com seu cliente e melhorar, ainda mais, o seu atendimento. Nela, é possível criar listas de transmissões para mandar promoções, participar de grupos, inserir seu catálogo e fazer vendas online!

Redes sociais

Investir nas redes sociais pode trazer um retorno incrível para seu posto de combustível, como um público fiel a sua marca, mais autoridade no mercado e atrair clientes no seu posto.

Escolha estar online somente nas redes sociais que mais fazem sentido para o seu negócio. Depois, é a hora de criar o conteúdo e manter um bom relacionamento com o cliente. Para isso, é preciso acompanhar as tendências do mercado e se reinventar frequentemente para continuar crescendo. 

O conteúdo precisa de uma curadoria específica. Divulgue seus produtos e serviços, mas também produza informação sobre o que é de interesse aos seus clientes. Além disso, não esqueça de interagir com os seus seguidores!

Ofereça um bom atendimento

O bom atendimento só é feito quando somos empáticos com os nossos clientes. Dessa forma, é muito importante entender o que ele precisa.

Vamos supor que um cliente esteja atrasado, ele apenas quer agilidade na hora do atendimento. Ou quando um cliente começa a perguntar sobre o carro, é possível mostrar a solução para as perguntas por meio dos serviços que o posto de combustível oferece. 

Contudo, outro item fundamental para um atendimento de qualidade é cuidar da aparência do posto. Quanto mais atrativo, mais clientes vão entrar no seu estabelecimento. Mantenha-o higienizado, organizado e limpo. Além de não deixar placas, promoções e avisos antigos, para não poluir visualmente o local.  

Treine sua equipe

A sua equipe é quem lida diariamente com o seu público. Porém, nem sempre eles têm todo o acesso ao atendimento ao cliente que é necessário. 

Aposte em cursos, workshops, palestras e até em dinâmicas interativas sobre empatia, educação, solução de problemas, novidades do setor, dentre outros temas para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente e seus serviços. Veja alguns treinamentos essenciais clicando aqui.

Ao promover essas atividades, você não apenas capacita profissionalmente sua equipe, como também cria laços que tornam o dia a dia mais harmônico.

Faça promoções

Criar promoção é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e também fidelizar os que já têm. Afinal, quem não gosta de um bom desconto?

Contudo, é importante criar metas e analisá-las quando as promoções forem concluídas, para saber se estão dando um retorno positivo ou não. Lembre-se: não crie promoções avulsas e sem objetivos específicos. Pois, uma das consequências são os prejuízos financeiros. E você não quer isso, correto?

Algumas dicas são oferecer descontos em produtos ou serviços em dias específicos da semana; promover desconto em parceiros, como oficina mecânica, lojas de peças, etc; criar brindes de serviço para os clientes que comprarem tal produto; e criar programas de fidelidade.

Essas estratégias incluem também sua loja de conveniência. Incentive os frentistas a avisarem aos clientes, quando puder, sobre promoções, novidades e diferenciais.

Tenha um programa de fidelidade 

Criar programas de fidelidade que ofereçam benefícios aos clientes é um diferencial em termos de atendimento. Uma ótima ideia é oferecer promoções, brindes, sorteios e produtos que sejam do interesse do consumidor e que o façam sempre abastecer e utilizar os serviços do seu posto.

A ALE se juntou à Livelo para oferecer aos postos ALE o melhor e maior programa de recompensas do segmento. A cada abastecimento feito em um posto ALE, seu cliente ganha pontos que podem ser trocados por milhares de prêmios.

Quer saber mais informações sobre a ALE e notícias do setor? Entre no grupo do Telegram da Academia Corporativa: t.me/academiacorporativa

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin! Compartilhamos em tempo real nossas promoções, serviços exclusivos e novidades. 

  • Posts Relacionados

  • Posto com bandeira ALE no lado esquerdo da imagem e no lado direito um descaracterizado de marca, ou seja, posto bandeira branca.

    Qual a diferença entre posto bandeirado e posto sem bandeira?

    ›››
  • Seja você também um revendedor ALE

    ›››
  • Diferenciais para destacar a sua loja de conveniência dos concorrentes

    ›››
  • Como funciona a bomba de combustível do posto?

    ›››