Como melhorar o atendimento da equipe do meu posto de combustível?

Data da publicação: 23/07/2021

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Atender um cliente é uma arte. Envolve muito mais do que apenas educação. É preciso ter empatia — o que não é fácil, ter uma visão macro, postura de solução de problemas e também dominar técnicas de comunicação para oferecer mais serviços para quem chega num posto de combustível de modo convincente. 

Todo mundo que passa nos Postos ALE encontra isso e muito mais na equipe de frentistas, atendentes e prestadores de serviço da ALE, que encontram na Academia Corporativa uma série de cursos, workshops e treinamentos voltados para o atendimento ao público. Inclusive durante a pandemia, na qual as atividades estão sendo conduzidas de forma online para manter os protocolos de segurança.

E no seu posto, como aplicar um serviço de qualidade e que ande lado a lado com as metas de venda do seu negócio? Acompanhe a seguir.

Aposte em treinamentos

A melhor forma de melhorar o atendimento em seu posto de combustível é olhar para quem está na ponta da relação com o cliente: o frentista, o atendente e todos os funcionários que lidam diretamente com o público. São eles que precisam ter informações, teóricas e práticas, sobre o atendimento.

Aposte em cursos, workshops, palestras e até em dinâmicas interativas nas quais a equipe inteira tem contato com conteúdos sobre empatia, educação, solução de problemas, resiliência e outras habilidades chamadas “socioafetivas”, que tornam as relações interpessoais melhores e mais claras. 

Ao promover essas atividades, você não apenas capacita profissionalmente sua equipe, como também une todos e cria laços que tornam o dia a dia  mais harmônico.

Faça eventos-teste

Após a teoria, chegou a hora de colocar em prática. 

Como revendedor, você pode reservar horários com menor fluxo de clientes para realizar alguns testes de atendimento entre a equipe, que se reveza no papel de cliente e atendente. Os aprendizados teóricos podem ser repassados e revistos com toda a equipe.

A importância de promover eventos como esse é dar à equipe a chance de corrigir eventuais erros e pontos de melhoria antes de passar para o atendimento real, no qual um ponto pode se tornar um futuro problema com o cliente.

Promova dias de trocas de equipe

Muitas empresas promovem dias nos quais os funcionários trocam de função com outras pessoas. Quem está na bancada da loja de conveniência, por exemplo, passa a atender na mangueira, e vice-versa. Esses dias são oportunidades para que toda a equipe entenda a função de todo mundo, e assim, possam compartilhar experiências, dores, aprendizados etc. É uma forma também de aprender com o outro.

Entenda o seu cliente

Uma das coisas mais importantes sobre um bom atendimento é que ele envolve, do começo ao fim, uma visão muito empática do cliente. É preciso entender o outro lado. Sabe aquele cliente que chega apressado e quer apenas abastecer? Talvez ele tenha um motivo para estar na correria e o que mais queira é agilidade.

E aquele cliente que chega com mais tempo e pergunta sobre o carro? Talvez seja a oportunidade de estabelecer uma conversa e mostrar a gama de serviços que o posto de combustível tem. O cliente se sentirá acolhido e bem atendido, o que reflete na fidelização.

Identificar oportunidades e ganchos nem sempre é fácil. É preciso dinamismo e flexibilidade a cada carro que chega no posto de combustível. Os resultados valem a pena: mais clientes, equipe mais unida e mais vendas no final do mês.

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