4 dicas para montar uma troca de óleo no posto de combustível

Data da publicação: 23/02/2022

Compartilhe:

A preocupação em elaborar estratégias para aumentar a rentabilidade faz parte do cotidiano da maioria dos gestores e empreendedores de postos de combustível. E sabe qual é a melhor maneira para isso? Implementar um diferencial competitivo, como uma troca de óleo. Afinal, oferecer outros serviços podem te colocar à frente da concorrência. 

No entanto, a implantação desse serviço pode ser um pouco mais complexa do que o esperado. Além de exigir alguns gastos, já que é um investimento. Porém, com o passar do tempo, ele pode trazer um retorno bastante positivo. Existem algumas formas de facilitar essa montagem e gastar menos, e vamos te ajudar a aplicá-las no seu posto!

Assim, seu posto de serviços estará preparado para proporcionar a melhor experiência no serviço e atendimento aos seus clientes. Continue a leitura!

1 – Reserve um espaço para a instalação

A primeira coisa a se fazer é conferir se seu estabelecimento tem o local adequado para montar a troca de óleo. É preciso ter um espaço que caiba o carro do cliente, o colaborador que irá fazer a troca e um estoque para guardar os materiais.

Um tamanho ideal seria, no mínimo, 50 m². Porém, o empresário deve verificar se o imóvel está legalizado para esse tipo de serviço com os órgãos competentes. E também se existem normas ou regras para ele ser cumprido. Afinal não queremos ter problemas legais para gerar prejuízos ao invés de lucro, correto?

Também é preciso que esteja de acordo com as leis ambientais locais, regionais e nacionais. Outra atenção necessária é não misturar o óleo lubrificante com outros produtos químicos. Assim, o lubrificante pode ser reciclado.

Confira todos esses detalhes com as instituições referentes e especialistas, antes de implantar a troca de óleo.

2 – Ofereça serviços variados

Além da troca de óleo, você pode aproveitar seu espaço para realizar outros serviços no seu posto de combustível e lucrar ainda mais. Isso será uma grande vantagem à frente da sua concorrência. Dessa forma, seu cliente voltará sempre, pois sabe que, no seu posto, ele terá uma estrutura completa!

Alguns exemplos são: trocar o filtro de óleo, ar e combustível; higienização do interior do veículo; trocar a água de radiador, fluidos, aditivos, troca de palhetas, itens de car care, entre outros. Porém, cuidado! Não é recomendado oferecer serviços mecânicos mais complexos. Para esse tipo de atendimento, deixe para locais que têm essa finalidade.

Se seu estabelecimento se propõe a realizar algum serviço sem uma equipe que tenha o conhecimento necessário, ao invés de agregar, isso poderá prejudicar o seu faturamento. Afinal, a probabilidade de algo dar errado é grande e, no mínimo, o cliente não voltará ao seu posto de serviço.

E com razão, pois você não ofereceu o atendimento que se propôs a fazer. Por isso, ofereça apenas os serviços que sua equipe de colaboradores saiba trabalhar.

3 – Compre produtos e equipamentos de qualidade

Agora que já foi decidido o local e os serviços que serão ofertados, é preciso decidir os equipamentos e produtos para fazer a troca de óleo dos carros.

O principal item é o elevador automotivo para suspender o carro, ou caso não seja possível, construir uma vala. Além disso, existem outros equipamentos que precisarão ficar perto, como chave para remover o filtro, funil, pé de galinha e outros.

Lembre-se: escolha fornecedores de confiança e de qualidade. É fundamental para a fidelização de clientes ofertar, além do serviço, produtos que atendam às suas necessidades, pois as marcas escolhidas pelos postos de combustíveis são um fator determinante para o sucesso. Conte com a ALE para isso, temos parceiros de altíssima qualidade.

Outro item importante é o sistema de gestão de clientes da sua unidade de serviços automotivos, temos o ALE System que permite um gerenciamento 360º exclusivo para sua ALE Express.

4 – Treine sua equipe

Frentista da loja de serviços automotivos ALE Express faz a troca de óleo de um carro vermelho.

Para oferecer um serviço de qualidade e uma boa experiência ao cliente, seu time de colaboradores devem estar bem treinados em todas as áreas. Neste caso, o recomendado é contratar um profissional específico para a troca de óleo. 

É importante que ele conheça a fundo sobre o assunto, caso tenha um problema no automóvel e ele precise solucionar. E para isso, a empresa precisa promover treinamentos para capacitar a sua equipe de colaboradores. 

O treinamento, além dos conhecimentos técnicos, também precisa passar por um item fundamental: o atendimento ao cliente. O funcionário que atende as pessoas que consomem o seu serviço precisa estar bem treinado. 

Afinal, ele é o primeiro contato do cliente com o seu estabelecimento. Por isso, a equipe precisa estar bem apresentada, com o uniforme do posto, incluindo os materiais de proteção. Além disso, o local também tem que seguir um padrão de organização e higienização regularmente. 

O que você achou das nossas dicas para montar uma troca de óleo no posto de serviços? Elaboramos essas soluções para que você consiga vender mais, fidelizar os clientes e aumentar a reputação da sua marca.

Quer ter acesso a mais dicas de gestão em tempo real? Entre no grupo do Telegram da Academia Corporativa: t.me/academiacorporativa

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre essas e outras soluções para deixar seu estabelecimento ainda mais acessível!

  • Posts Relacionados

  • Como adaptar o seu posto de serviços ao mundo digital

    ›››
  • Fuja do medo e saiba como reinventar o seu negócio

    ›››
  • Como a área de influência e o gerador de fluxo ajudam seu negócio?

    ›››
  • Por que os tanques de combustível nos postos são subterrâneos?

    ›››