Quais indicativos sugerem que seu veículo precisa de uma revisão?

Data da publicação: 09/11/2021

Compartilhe:

Ter um carro proporciona momentos de pura alegria, como aquela viagem no feriado com a família, fora a mobilidade e praticidade que ele pode oferecer. Ao mesmo tempo, são necessários cuidados constantes para deixar o carro sempre em ótimo estado. 

Uma dúvida frequente de motoristas é saber quais indicativos sugerem que seu veículo precisa de uma revisão?

Um erro comum é deixar para fazer a revisão do veículo apenas quando aparece um problema. Essa é uma situação muito ruim, na qual o motorista costuma gastar mais com a manutenção e os danos ao veículo tendem a ser grandes.

Veja abaixo o que você precisa fazer para prevenir eventuais problemas!

O momento ideal de fazer a revisão

O ideal é que a revisão do carro seja feita num período específico, como de um ano em um ano. Pode ser de seis meses em seis meses, também. O documento que tem essas informações, que muda de veículo para veículo, é o manual do fabricante.

Uma das informações principais é saber o período de revisões de cada sistema do motor, ou de cada peça. Esse tempo é pautado em processos de fabricação e testes realizados pela montadora — e devem ser respeitados para que o motor esteja sempre protegido.

Quais indícios observar no veículo?

Confira os rastros que o veículo deixa quando ele está precisando de uma revisão.

Quilometragem

Um dos principais indicadores para saber se é momento de realizar uma revisão em seu carro é a quilometragem. Na maioria dos casos, o manual e os mecânicos indicam as manutenções sejam feitas numa determinada marca de quilômetros rodados.

Uma boa forma de manter essa conta é se basear em números cheios: 10 mil, 20 mil, 30 mil e por aí vai. As revisões costumam acontecer a partir dos 10 mil quilômetros rodados.

Ruídos

Todo o processo que o motor faz para transformar combustível em energia para movimentar o carro envolve alguns ruídos que, dependendo do ano de fabricação do carro, podem ser maiores ou menores. Mas um ruído que persiste por muito tempo, ou que é repetitivo, indica algum problema maior que vale a atenção que só uma revisão oferec.

Ruídos em excesso podem indicar falta de óleo, necessidade de troca de peças ou outro problema maior.

Gasto excessivo de combustível

O gasto de combustível do seu carro envolve diversas variáveis, e tende a ser maior na cidade do que em estradas. Caso o carro esteja consumindo combustível fora do comum, é momento de pensar numa revisão.

O gasto em demasia pode ser sinal de alguma má funcionalidade no motor, que exige mais combustível. Também há a possibilidade de indicar vazamentos em mangueiras ou no próprio tanque.

Onde realizar a revisão?

O mais recomendado é que o motorista faça a revisão em locais autorizados pela fabricante do veículo. 

Nos Postos ALE, você consegue identificar alguns dos indicativos sugeridos acima na ALE Express, o serviço de manutenção rápida dos Postos ALE.

Nossa equipe está pronta para orientá-lo sobre todos os cuidados durante a revisão.

Siga nossas redes sociais para mais informações. E passe nos Postos ALE!

  • Posts Relacionados

  • Ao abastecer o carro, quais cuidados devem ser tomados?

    ›››
  • Octanagem de combustíveis: o que é e qual a importância?

    ›››
  • Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada?

    ›››
  • O que é um economizador de combustível?

    ›››